A chuva que caiu sobre o Paraná entre sexta e domingo surpreendeu pela intensidade: em três dias, várias regiões do estado registraram índices pluviométricos acima da média do mês inteiro. O motivo foi uma frente fria semi estacionária somada ao fluxo intenso de umidade e calor proveniente de regiões mais ao Norte do país. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a situação de instabilidade que gerou tanta chuva teve início na quinta, quando uma frente fria vinda do Sul do país estacionou sobre o Paraná, não se deslocando nem para o oceano, nem para a Região Sudeste.
Ao mesmo tempo, uma massa de ar aquecida formada na região central do Brasil se deslocou em direção ao Sul. "Ficamos na fronteira das duas massas. O Paraná já está posicionado em uma região de fronteira, entre a região mais quente e úmida e a região mais fria do país", diz o meteorologista Fernando Mendes. Em situações de frentes semi estacionárias a possibilidade de chuva em volumes altos é grande.
A frente fria começou a se deslocar em direção ao oceano, reduzindo a quantidade de chuvas. Hoje, nas regiões Oeste e Norte, o sol aparece com poucas nuvens; já no Leste e Sul, o tempo permanece nublado e com breves pancadas de chuva ao longo do dia. O clima permanece assim até sexta-feira, quando nova frente fria chega ao Paraná e atinge com mais intensidade o Sul e o Oeste do estado.