Os quatro cemitérios municipais de Curitiba esperam receber nesta quarta-feira (2), Dia de Finados, cem mil pessoas entre as 7h e às 18h, horário em que estarão abertos ao público.
Além dos túmulos de entes queridos, as pessoas também devem visitar os túmulos de personalidades da história paranaense. No Cemitério Municipal, o jazigo de Maria Bueno, a lavadeira "milagrosa", recebe visitas durante todo o ano, desde devotos em busca de graças, até pessoas que acreditam no seu caráter místico.
A sepultura de Helena Kolody, morta em 2004, também é muito visitada, principalmente por estudantes, que aproveitam para conhecer onde foi enterrado Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Cerro Azul. Ex-governadores do estado como Ney Braga, Affonso Camargo, Moisés Lupion e Parigot de Souza também foram sepultados no Municipal.
Os poderes "milagrosos" da massagista Trevisan Tortatto, mais conhecida como Maria Polenta, atraem um grande número de visitantes até o seu túmulo, no Cemitério do Água Verde, o maior em número de sepultados em Curitiba 87.761. O artista Potty Lazaroto e o poeta Paulo Leminski são os outros jazigos que mais atraem visitantes.
Durante toda a terça-feira, o movimento nos cemitérios da capital foi considerado aquém das expectativas. No Cemitério Parque Iguaçu, o número de curitibanos que anteciparam as visitas surpreendeu a administração. O mesmo aconteceu no Cemitério Parque Jardim da Saudade. Já no Cemitério do Água Verde, o número de visitantes foi considerado fraco, segundo o administrador Antônio Pacheco dos Santos.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião