A secretaria estadual de Obras entregou o Centro de Detenção de Londrina, no Norte do estado, após um ano de atraso. A unidade tem capacidade para 960 vagas e deve ajudar a desafogar os distritos policias da cidade, que hoje estão superlotados.
O presídio de 10 mil metros quadrados, que custou quase R$ 12 milhões, ainda vai passar por adequações nos próximos dias. As câmeras de segurança ainda não foram instaladas e o quadro funcional está incompleto. Segundo informações do Bom Dia Paraná, são 140 agentes penitenciários, 50 a menos que o previsto.
Mesmo assim, a ordem é começar logo a transferência dos presos. Serão 30 transferências por dia. O Centro de Detenção vai abrigar internos condenados, os presos provisórios serão levados para o prédio da Penitenciária Estadual.
Apenas o 3º Distrito Policial, que abriga mulheres, deve continuar funcionando. O 2º DP será transformado em centro de triagem e os outros dois distritos serão reformados e poderão voltar a receber presos nos próximos meses.