Como é hoje
Luan Galani
Atualmente, o operacional dos serviços de emergência 181, 190 e 193, que integram o Centro Integrado de Operações de Segurança Publica (Ciosp), está localizado no quartel do Comando Geral da Polícia Militar (PM), no bairro Rebouças.
O serviço emergencial 191, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), fica na Linha Verde e o 197 está localizado no Departamento da Polícia Civil, no Centro da cidade. O intuito agora é integrar operacionalmente todos os serviços.
A estrutura operacional de segurança montada em Curitiba para a Copa do Mundo foi cedida oficialmente esta quarta-feira (13), para a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp). Cérebro da segurança na capital, durante o evento esportivo, o Centro Integrado de Comado e Controle (CICC) fica como legado do Mundial para a segurança pública o Paraná.
Desde o encerramento da Copa, o espaço continuava gravando imagens 24 horas de mais de mil câmeras de videomonitoramento espalhadas pela cidade, mas não podia ser usado pelo governo estadual. Com a cessão do CICC pela União, será possível integrar todo o monitoramento das fronteiras e divisas paranaenses, além do atendimento ao cidadão, por meio de canais telefônicos.
Um termo de cooperação técnica, assinado na manhã desta quarta pelo governador Beto Richa e pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, formalizou a parceria entre estado e governo federal no planejamento estratégico da segurança pública. "A Copa nos deixou esse legado da integração, não à toa, a segurança pública funcionou bem, porque estávamos juntos em planejamento e gestão. Por que não podemos fazer isso no país? Integrar para combater a violência. Queremos uma segurança padrão Copa", afirmou Cardozo.
Segundo o ministro, o repasse de equipamentos aos estados é uma forma de sintonizar os entes federativos no combate ao crime organizado. O trabalho articulado terá foco nas fronteiras com outros países e nas divisas com outros estados, por meio de atuação conjunta de Forças Armadas, Polícias Militar, Civil e Federal. "Essa integração é nosso desafio. Em pouco tempo, devemos sentir uma mudança qualitativa na segurança do país."
Ainda sem prazo definido
Além das mais de mil câmeras de monitoramento das ruas de Curitiba e Região Metropolitana, o CICC centralizará imagens de câmeras instaladas ao longo das fronteiras do Paraná e das divisas com São Paulo e Santa Catarina. O início da ação ainda não tem um prazo definido. Outra mudança será a migração das centrais de atendimento ao cidadão pelos canais 181, 190, 193 e 197 para o espaço. Segundo a Sesp, uma comissão para dar início à mudança deve começar a trabalhar nos próximos dias.
O objetivo com a integração de canais telefônicos e informações é agilizar o atendimento à população, as decisões e medidas em eventuais ocorrências. "A Polícia Federal, Rodoviária, Exército e Guarda Municipal estão vindo. A ideia é trazer o 190 [que hoje funciona na Polícia Militar], alvo de muitas reclamações, para despacho único, todo juntos, inclusive, com o Batalhão de Fronteira", explica o secretário estadual de Segurança Pública, Leon Grupenmacher.
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Premiê de Assad concorda em entregar poder a rebeldes da Síria
EUA alertam que Estado Islâmico pode tentar “tirar vantagem” da situação na Síria
Segurança pública de São Paulo enaltece recorde histórico de redução de crimes
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora