Como forma de reconhecer o doador de sangue e comemorar o Dia Internacional da Doação de Sangue, a Unimed fez uma parceria com três chefs de cozinha da capital: quem doar sangue nesta terça-feira (14) poderá trocar o tradicional lanchinho de bolachas de pacote e bolos prontos, após o gesto, por sanduíches preparados pelos chefs Daniela Caldeira (La Table Gastronomie), Manu Buffara ( Restaurante Manu) e Beto Madalosso (Forneria Copacabana Itupava).
A ação acontecerá tanto no Hemepar (Travessa João Prosdócimo, 145, no Alto da XV), quanto no Hemobanco (Rua Capitão Souza Franco, 290, no Bigorrilho). Cada um dos locais servirá 200 unidades dos sanduíches, das 8h às 18h.
Quem pode doar
Para ser um doador de sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos e pesar no mínimo 50 kg. Os adolescentes de 16 e 17 anos precisam de autorização e da presença do responsável legal. O doador precisa estar descansado, sem ingerir bebidas alcoólicas há pelo menos 12 horas e evitar alimentação gordurosa quatro horas antes da doação.
Pessoas que tiveram gripe ou resfriado devem esperar até sete dias após a cura para doar sangue. Já pacientes em tratamento dentário também podem ser impedidos de doar por até sete dias. Quem fez tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses também devem aguardar para fazer a doação. Gestantes devem esperar até 90 dias após o parto normal ou 180 dias após a cesárea para doar sangue.
Pacientes que tiveram hepatite viral, diabetes, possuem antecedentes de acidente vascular cerebral e evidências clínicas ou laboratoriais de AIDS ou presença do vírus HIV não podem doar.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora