As chuvas que começaram a cair no fim da madrugada desta quarta-feira (9) em Curitiba causaram transtornos no trânsito da capital paranaense. No início da manhã, além de os motoristas terem que seguir mais lentamente por causa da visibilidade diminuída, semáforos ficaram desligados ou em alerta.
A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) informou que, por volta das 15 horas, ainda seguiam desligados os semáforos da Avenida Getúlio Vargas nos cruzamentos com as ruas Alferes Poli e 24 de Maio, no Centro da cidade. O desligamento, associado às obras realizadas ao longo da Avenida, deixou o trânsito muito complicado na região, onde também aconteceu uma manifestação de trabalhadores da Arena durante a tarde.
Já os sinaleiros do cruzamento da Rua Mariano Torres com a Rua Marechal Deodoro e na esquina da Avenida Visconde de Guarapuava com a Rua Conselheiro Laurindo - que tiveram problemas pela manhã - funcionaram normalmente nesta tarde, assim como os equipamentos da Avenida Comendador Franco, nos cruzamentos com as ruas Durval de Morais e com a Doutor Constante Coelho, no Uberaba.
Sem energia
A chuva, que trouxe ventos de 55 quilômetros por hora, conforme o Instituto Tecnológico Simepar (Simepar), também causou transtorno na rede de energia elétrica da capital. Às 10h30, na região do Bacacheri, Boa Vista e Ahú, cerca de 700 residências estavam sem eletricidade. Nestes locais, a energia foi reestabelecida. Contudo, por volta das 13h30, outro problema foi detectado na região do Pinheirinho.
Conforme a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), cerca de 5,2 mil domicílios no bairro estavam sem luz às 15 horas. No início da noite, a situação já estava normalizada.
Transporte público
Por causa dos problemas no trânsito, os usuários do sistema de transporte chegaram a enfrentar problemas com atraso dos ônibus nesta manhã. Por volta das 9h30, não havia ônibus biarticulado passando pelo Terminal do Cabral sentido Capão Raso, mas pelo menos seis veículos passaram no sentido Santa Cândida no intervalo de meia hora.
Os passageiros esperaram pelo menos 20 minutos até que o primeiro expresso aparecesse. Segundo a Urbanização de Curitiba S/A, não há registro de atrasos consideráveis nas linhas de ônibus nesta tarde, mesmo com o problema nos sinaleiros.
Danos
Durante a manhã, os bombeiros informaram que não atenderam nenhuma ocorrência de danos por causa da chuva, mas repassaram que é comum mais acidentes acontecerem em dias chuvosos. No início da manhã, por exemplo, na Avenida Winston Churchill ocorreu uma queda de moto na qual o condutor precisou ser socorrido. Uma batida entre dois carros também foi registrada na Rua Costa Rica, no Bacacheri, com uma vítima resgatada consciente no local.
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Curitiba informou que até as 15 horas não tinham sido atendidas ocorrências relacionadas à chuva.
A Defesa Civil do Paraná também informou que não foram registradas ocorrências por causa da chuva nas demais cidades do estado. Segundo o órgão, houve apenas quedas de galhos de árvores, arrancados com o vento. No entanto, nenhuma desta quedas trouxe prejuízo físico ou material para a população.
Braga Netto repassou dinheiro em sacola de vinho para operação que mataria Moraes, diz PF
Defesa de Braga Netto diz que provará que não houve obstrução das investigações
Parlamentares de direita e integrantes do governo repercutem prisão de Braga Netto
Da revolução à ruína: a fraqueza original que selou o destino do comunismo soviético
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora