Cerca de 15 mil participam de protesto contra a corrupção em Brasília
A Polícia Militar estima que cerca de 15 mil pessoas participam nesta quarta-feira, em Brasília, de protestos contra a corrupção. Organizado por meio das redes sociais, o protesto ganhou adeptos ao logo da caminhada na Esplanada dos Ministérios.
Em Brasília, desfile com segurança reforçada
A presidente Dilma Rousseff chegou pontualmente ao desfile de 7 de setembro, que começou às 9 horas. Dilma foi recebida na pista pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), e pelo ministro da Defesa, Celso Amorim. Quando faltavam dez minutos para o início, ela passou em frente ao Palácio do Planalto, dirigindo-se ao palanque montado no Eixo Monumental.
Neste ano, foi reforçada a estrutura de segurança em volta do palanque presidencial, na pista do Eixo Monumental. A pista do eixo, bem em frente ao palanque onde vai ficar a presidente, os ministros e as demais autoridades, tem uma grande protetora que não permite a aproximação.
A chuva e o frio atrapalharam o desfile cívico de 7 de Setembro em Curitiba nesta quarta-feira e fizeram com que muitos curitibanos desistissem de acompanhar o desfile em comemoração aos 189 anos da Independência do Brasil. Aproximadamente 8,5 mil pessoas passaram pela Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, de acordo com a Polícia Militar. A estimativa incluiu o público que foi assistir ao evento e também as autoridades e todas as pessoas que desfilaram. O número ficou abaixo do esperado, pois pelo menos 100 mil pessoas eram aguardadas no desfile de 7 de setembro.
O evento começou com o governador Beto Richa passando em revista as tropas. Após a abertura, cerca de duas mil pessoas de 34 instituições - como escolas estaduais, municipais e grupos de escoteiros - passaram pela Avenida Cândido de Abreu.
Às 10 horas teve início o desfile militar, que contou com a participação de quatro mil soldados da Marinha, Aeronáutica e Exército, com 25 blindados e 20 viaturas. A Polícia Militar desfilou com um efetivo de aproximadamente 800 soldados, incluindo bombeiros, policiais, integrantes do Colégio Militar do Curitiba e do Colégio da Polícia Militar. A parada contou com 90 viaturas e o sobrevoo de duas aeronaves da corporação.
Além do governador Beto Richa, o vice-governador Flávio Arns, a secretária de estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, o secretário de estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, e alguns vereadores da capital também acompanharam o desfile. As autoridades ficaram em um palanque coberto montado na avenida.
O desfile foi encerrado por volta do meio-dia.
População reclama da estrutura
Algumas pessoas presentes ao desfile reclamaram do fato de não haver cobertura para a população que acompanhavam o evento. Coros como "Onde está a cobertura para o povo" chegaram a ser ouvidos na Avenida Cândido de Abreu. O protesto ocorreu porque as autoridades acompanhavam o desfile de um palanque coberto.
Protesto contra a corrupção
Um protesto contra a corrupção foi feito na Avenida Cândido de Abreu antes do início do desfile. Um pequeno grupo representante da organização Anônimos Brasil levou faixas com a frase "Acorda Brasil!" para o evento. Eles estavam posicionados atrás do palanque das autoridades, que não visualizam a manifestação.
Por volta das 13 horas, um grupo de cerca de 80 pessoas realizou novo protesto contra a corrupção. Eles realizaram uma passeata no centro de Curitiba. O grupo, formado principalmente por jovens, se reuniu na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e se dirigiu para o Palácio Iguaçu, sede do governo do Estado, no Centro Cívico da capital.
Interatividade
Você viu algum protesto contra a corrupção no 7 de Setembro? Mande uma foto para a Gazeta do Povo:
Envie para fotografico@gazetadopovo.com.br
As imagens selecionadas serão publicadas no site da Gazeta.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora