Chuvas fortes que atingiram o Rio Grande do Sul nesta terça-feira (9) causaram danos em municípios do estado.
Em Erechim, mais de 100 casas foram destelhadas parcialmente ou totalmente e cerca de 60 árvores caíram devido à ventania. Uma igreja ficou destruída com o temporal que atingiu a cidade pela manhã. Segundo a Defesa Civil da cidade, ninguém ficou ferido. A prefeitura pretende publicar, nesta quarta (10), um decreto de situação de emergência para poder realizar compras emergenciais de telhas e lonas.
As cidades de Paim Filho e Itatiba do Sul emitiram notificações preliminares de desastre, que antecedem decretos de emergência. Segundo a Defesa Civil do estado, aproximadamente 3 mil pessoas foram afetadas nesses municípios e 344 imóveis foram danificadas ou destruídas.
O temporal danificou a rede de energia de vários municípios. A RGE Energia, uma das concessionárias que atendem o estado, informou que houve danos na rede de Santa Rosa, Três Passos, Frederico Westphalen, Santo Ângelo, Palmeira das Missões e Erechim.
A empresa contabilizou 173 árvores tombadas na rede elétrica, 450 cabos rompidos e cerca de 440 postes derrubados. De acordo com a RGE, os consertos foram prejudicados pela dificuldade de acesso a municípios que tiveram estradas interditadas devido a queda de barreiras.
Pela manhã, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta especial sobre a possibilidade de chuva forte no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, meio oeste, planalto e litoral de Santa Catarina e também no sul e leste do Paraná.
Em Santa Catarina, 22 municípios foram atingidos por chuvas fortes e vendavais. Houve chuva de granizo no Sudoeste do Paraná.
Segundo o Inmet, além de chuva, há previsão de fortes rajadas de vento, descargas elétricas e eventuais quedas de granizo. A meteorologia também prevê nevoeiros ou névoa úmida nas demais áreas da região Sul do país.