Cataratas têm vazão quatro vezes maior

As fortes chuvas que atingem o Paraná nos últimos dias triplicaram o volume de água em um dos principais pontos turísticos do estado, as Cataratas do Iguaçu, na madrugada desta terça-feira (19), segundo informações da Climatempo.

Segundo a administração do Parque Nacional do Iguaçu, o volume normal de água é de 1,5 milhão de litros por segundo, mas na manhã desta terça-feira essa vazão passava dos 6 milhões de litros por segundo, informa a Climatempo.

Leia matéria completa.

CARREGANDO :)

As chuvas que atingem diversas regiões do Paraná desde domingo (17) colocaram a Coordenadoria da Defesa Civil do Estado em estado de alerta. As previsões são de que o volume de precipitação seja mais intensa entre a noite desta terça-feira (19) e a quarta-feira (20). Por conta disso, as regionais da Defesa Civil e as prefeituras de cidades onde o índice de chuvas deve ser maior estão sendo acionadas para que tomem medidas preventivas.

Segundo o tenente Clayton Oliveira Lima, a Coordenadoria da Defesa Civil tem monitorado as precipitações por meio de boletins encaminhados ao órgão a cada três horas pelo Instituto Simepar. "Como a vazão [dos rios] deve ser maior, estamos comunicando as regionais, para que todos se preparem. O objetivo é minimizar o impacto", disse o tenente.

Publicidade

A única cidade que ainda amarga reflexos das chuvas dos últimos dias é União da Vitória, nos Campos Gerais. O transbordamento do Rio Iguaçu provocou alagamentos. Segundo o tenente Clayton, 148 pessoas estão desabrigadas naquele município.

Até o fim da tarde desta terça-feira, a Coordenadoria da Defesa Civil ainda não havia recebido informações de novos municípios afetados. Segundo o tenente, como as chuvas foram "espaçadas" os eventuais problemas surgidos foram resolvidos pelas próprias prefeituras.

Em Londrina, no Norte do Estado, a barragem do Lago Igapó transbordou e parte de uma avenida ficou debaixo d'água. Outros pontos da cidade também sofreram com alagamentos, como o Parque Arthur Tomas, que foi fechado para visitação.Ainda no Norte do Estado, as fortes chuvas afetaram a rodoviaPR-650, deixando ilhada a cidade de Godoy Moreira. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, o nível do Rio Corumbataí aumentou, provocando a interdição da via.

Aeroportos

O mau tempo também afeta aeroportos do estado. O Aeroporto José Richa, localizado em Londrina, que ficou fechado deste a noite de segunda-feira (18) até por volta das 20h desta terça-feira (19). Somente hoje, 20 voos que estavam programados até as 19 horas haviam sido cancelados, segundo a Infraero.

Publicidade

Em Maringá, Noroeste do Estado, o Aeroporto Silvio Name Júnior fechou para pousos e decolagens por volta das 16 horas desta terça-feira. Pela manhã, o terminal já havia ficado fechado por quatro horas, por causa das chuvas. De acordo com a administração do terminal, nove voos foram cancelados ao longo do dia.

Previsão

Para a quarta-feira (20), a previsão é de chuvas em todo o Paraná. Segundo o Simepar, no Norte e no Leste do estado, a nebulosidade fica variável e as chuvas podem ocorrer a qualquer hora do dia. No Oeste e no Sul, as áreas de chuva devem diminuir gradativamente, até que o tempo se torne mais estável.

Em Curitiba, a previsão é de que as chuvas se concentrem na manhã, com temperaturas entre 13º e 17º. Pode chover até a manhã de quinta-feira (21) na capital. Em Londrina, o tempo deve estar parcialmente nublado, com chuvas e trovoadas. As temperaturas devem oscilar entre 16º e 20º. Em Maringá, as condições meteorológicas são semelhantes, com temperaturas entre 17º e 20º.