Há três dias consecutivos a região de Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, sofre com vento, chuva e granizo. No começo da noite de quinta-feira, dia 13, um vendaval acompanhado de chuva de granizo destruiu parte da Escola Municipal Natal Panichc, no distrito de São Roque do Pinhal. As aulas foram suspensas por tempo indeterminado.
A escola teve a cobertura, os vidros e equipamentos de informática totalmente destruídos pela força da natureza. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação de Joaquim Távora, é impossível saber o total dos prejuízos e estragos causados pela tempestade.
Durante esta sexta-feira (14) os moradores passaram o dia cobrindo as casas com lonas e calculando os prejuízos. Na zona rural de Santo Antônio da Platina a chuva de granizo destruiu pelo menos 400 hectares ocupados com milho e soja. O gelo que caiu chegou a formar uma camada de quase 20 centímetros. Após o vendaval, as crianças chegaram a brincar com o gelo.
Na BR-153, no trecho entre Santo Antônio da Platina e Jacarezinho, pelo menos três árvores interromperam o trânsito de veículos por quase uma hora causando uma fila de três quilômetros em cada uma das pistas.
Destelhamentos
Em Santo Antônio da Platina, pelo menos mais 40 casas da região norte ficaram destelhadas, por causa da queda de granizo. Nesta sexta-feira (14) o dia foi de reconstrução e muito trabalho, com homens e mulheres cobrindo as residências com lonas plásticas doadas pela Defesa Civil. Apesar dos estragos e prejuízos, o Corpo de Bombeiros não registrou acidentes com vítimas.