Depois do veranico da semana passada, parece que o friozinho esperado para essa época do ano finalmente vai dar as caras, mas não sem um bocado de chuva para acompanhar. A partir desta quinta-feira (2), a chegada de uma massa de ar úmido favorece a formação de áreas de instabilidade e provoca chuvas fortes em todas as regiões do Paraná a qualquer momento do dia. O Sistema de Meteorologia do Paraná (Simepar) alerta para a possibilidade de chover mais de 100 milímetros em muitas cidades até a sexta-feira (3), aumentando o risco de transtornos em áreas ribeirinhas.
Geada
Com o tempo bastante instável e chuva em todas as regiões do Paraná, não há condição para formação de geadas pelo menos até sábado (4), quando uma massa de ar mais frio alcança o estado. O domingo deve amanhecer com geada em algumas regiões, principalmente na porção Sul.
Na sexta-feira(3) o céu permanece cinzento em todas as regiões. Por causa da chuva intermitente, as temperaturas não apresentam a amplitude térmica típica do estado e permanecem baixas. Curitiba tem máxima de 17°C e mínima de 11°C; no Oeste, Foz do Iguaçu registra variação entre 20°C e 15°C; até mesmo no Norte os termômetros registram queda – em Londrina e Maringá a máxima não deve passar dos 14°C.
No fim de semana o clima não apresenta mudanças significativas – podemos esperar um céu com muitas nuvens e temperaturas baixas, mas pelo menos a chuva dá uma trégua. No sábado (4), os termômetros da Capital marcam mínima de 10°C e máxima de 16°C; no Oeste, as mínimas vão de 9°C em Cascavel a 13°C em Guaíra; no Sul, as temperaturas ficam mais baixas – moradores de Francisco Beltrão devem encarar 6°C.
A massa de ar frio que se desloca sobre o estado atinge o ápice no domingo (5). Em Curitiba, céu encoberto, a temperatura varia entre 5° e 13°C. Todas as regiões registram mínimas mais baixas, que oscilam entre 5°C e 10°C. Os municípios do extremo Sul, como Francisco Beltrão, Pato Branco, União da Vitória e Rio Negro batem o recorde e marcam 3°C.
A partir da próxima segunda-feira (6), uma nova área de instabilidade associada a uma frente fria que chega pelo Oceano Atlântico pode trazer chuva para todas as regiões novamente. De acordo com o Simepar, outra frente fria atinge o Paraná a partir do dia 12, provocando nova queda acentuada nas temperaturas.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora