Mais de 13 mil pessoas tiveram de deixar suas casas por causa das chuvas que atingem o Maranhão. No total, o estado tem 7.447 desabrigados e 6.407 desalojados em sete municípios atingidos.
O secretário-executivo da Defesa Civil, Carlos Robério dos Santos, explicou ao G1 que seis cidades estão em situação de emergência. São elas: Bacabal, Coroatá, Igarapé Grande, Pedreiras, São Luís Gonzaga do Maranhão, Trizidela do Vale.
O município de Imperatriz ainda não decretou emergência, mas encontra-se em situação anormal, segundo Santos. O nível do rio que corta a cidade está sete metros acima do nível normal.
"Trizidela do Vale e Pedreiras estão em situação mais crítica, porque possuem um número grande de desabrigados. A Defesa Civil já está nas localidades para dar socorro às vítimas e retirar as famílias que continuam nas áreas de risco", afirmou Santos.
De acordo com o secretário, são 2.616 desalojados e 3.105 desabrigados em Trizidela do Vale e outros 2.445 desalojados e 1.580 desabrigados em Pedreiras. O Rio Mearim, que corta as duas cidades, está 5,5 metros acima do nível normal.
Os moradores dos dois municípios, além da população atingida em Bacabal e São Luís Gonzaga do Maranhão, receberam cestas básicas da Defesa Civil.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora