Assim como a chuva, os transtornos causados pelas tempestades que atingiram à Baixada Santista desde domingo diminuíram nesta quarta-feira (7), quando a região registrou a temperatura mais baixa do ano. A Base Aérea de Santos, no Guarujá, registrou 17.7 graus às 6 da manhã.
Entretanto, o volume de água que caiu chama a atenção: foram 311 2 milímetros de água nas últimas 72 horas. "A situação está sob controle e não houve nenhum deslizamento de terra de grande porte, mas o volume de água que caiu é muito alto", afirmou o Chefe da Defesa Civil de Santos, Emerson Marçal, completando que por isso, os 17 morros da cidade permanecem em estado de atenção.
A cidade registra 78 ocorrências, sendo 37 de deslizamento de terra, mas não há registro de feridos ou casas destruídas.
Em Cubatão, 11 famílias que moravam em áreas de risco foram removidas ontem e hoje da Pedreira da Mantiqueira. Outras quatro famílias deixaram suas casas no Grotão.
No Guarujá, a Defesa Civil atendeu 48 chamadas e dez ocorrências em diferentes locais ocasionaram remoções de famílias, com seis residências sendo totalmente interditadas e quatro parcialmente. Ficaram desalojados 21 adultos e dez crianças que optaram em ir para casa de parentes. A prefeitura realizou outras 27 vistorias técnicas em áreas de risco, como os morros Vila Baiana, Cachoeira, Engenho, Asa Delta, Bela Vista, além da entrada do bairro Santa Cruz dos Navegantes e Vila Edna.
Mongaguá
Cerca de um terço da cidade de Mongaguá continua alagada por causa das chuvas que caem desde o último domingo. De acordo com a Defesa Civil do município, 103 pessoas estão desalojadas. Não há registro de feridos.
O nível pluviométrico atingiu 194 milímetros nas últimas 72 horas e o rio Aguapiu, que corta o município, transbordou em vários pontos, alagando bairros inteiros como Vera Cruz, Maria Ria, Itaóca e Jussara.
O Fundo Social de Solidariedade de Mongaguá está recebendo doações para os desabrigados. Os itens de maior necessidade são fraldas, roupas de adultos e crianças e roupas de cama e banho. As doações podem ser encaminhadas para o Ginásio de Esportes, na rua Caraguatatuba, s/n, em Agenor de Campos. Mais informações pelo telefone (13) 3507-1074.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora