A chuva que caiu neste fim de semana em Curitiba e região não foi suficiente para amenizar o risco de falta de água para a população destas áreas a partir do segundo semestre. Segundo a Sanepar, entre sábado e a madrugada de segunda-feira, choveu cerca de 23,4 mm, volume insuficiente para recompor o volume que estava armazenado nas barragens e que já foi consumido.

CARREGANDO :)

O gerente geral da Sanepar para a região metropolitana, Antonio Carlos Gerardi, explicou que a chuva apenas ajudou a aumentar o volume de água nos rios Pequeno, Itaqui e Iraizinho, que deságuam nos pontos de captação da Sanepar. "O benefício que esta chuva trouxe foi a possibilidade de pouparmos a água das barragens. Porém, esta contribuição é irrisória", disse.

No último dia 20, a Sanepar lançou uma campanha de conscientização do uso da água, mas a população ainda não aderiu com força. Até esta segunda-feira, foi verificada uma economia de apenas 2,73%, quando para evitar o racionamento é preciso reduzir o consumo em 20%. Para evitar que a torneira fique seca, cada morador deve economizar 56 litros de água por dia.

Publicidade

Saiba como economizar

Apesar das chuvas deste fim de semana, os racionamentos não estão descartados. Saiba detalhes na reportagem do Paraná TV

Interatividade:

Você pretende usar a água com mais consciência para evitar que as torneiras sequem?

Publicidade