Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Depois do temporal

Chuva e granizo trazem calamidade pública à região de Curitiba

Atualizado em 29/03/2006 às 19h30

A prefeitura de Piraquara, região metropolitana de Curitiba, decretou na manhã desta quarta-feira estado de calamidade pública depois do temporal da noite de terça-feira (28) que causou estragos e transtornos. A chuva atingiu ainda Curitiba, Paranaguá, Pinhais e Araucária.

Na manhã desta quarta, os moradores atingidos pela chuva fizeram um cadastro - de forma improvisada - para receber ajuda da prefeitura de Piraquara. Estima-se que cerca de 10 mil pessoas foram atingidas pela chuva de granizo. Destes, por volta de 3 mil continuavam sem poder voltar às casas na manhã desta quarta-feira (29), muitas em virtude do destelhamento causado pelo temporal de granizo.

A chuva ainda derrubou árvores sobre carros, casas e muros. Postes de luz também caíram com a chuva, interrompendo o abastecimento por duas horas no município. O teto do estacionamento de um supermercado caiu sobre dez carros, mas ninguém ficou ferido.

Araucária

Em Araucária, cerca de 200 casas foram destelhadas. Os bairros mais atingidos foram os da região Central. Segundo a prefeitura, os moradores do Jardim Iguaçu, São Sebastião, Estação, Jardim Tupi e Santa Regina foram os mais atingidos. Como nos locais moram pessoas da classe média, a prefeitura informou que não foi procurada para prestar ajuda - atitude comum de pessoas de baixa renda.

Litoral

Em Paranaguá, no Litoral do Paraná, as fortes chuvas causaram muitos estragos em alguns pontos da região. A ponte sobre o Rio Emboguaçu localizada no km 0 da BR-277, que liga Curitiba ao Litoral, ficou danificada devido ao rompimento de uma galeria pluvial da cidade.

Segundo a Ecovia, que administra o trecho, "com a força da enxurrada ocorreu erosão em parte do aterro da base da ponte, derrubando o muro de contenção, um poste de energia elétrica, além do rompimento de uma dutora de águas e de uma rede de esgoto".

Equipes de engenharia da concessionária estiveram no local no inicio da manhã desta quarta para avaliar os estragos. A Ecovia já iniciou os primeiros trabalhos de recuperação da ponte que deve ser concluído no final desta semana.

O tráfego no trecho da rodovia está em meia pista e equipes da Ecovia estão orientando os motoristas.

Na capital

Em Curitiba o transtorno causado foram os alagamentos. Por volta das 20h, a Defesa Civil já registrava três pontos de alagamento nos bairros Pinheirinho, CIC e Rebouças. O Corpo de Bombeiros registrou mais de 50 chamados.

A chuva forte derrubou seis árvores e destelhou uma residência no Pinheirinho. No Boqueirão, um poste de luz caiu e os moradores ficaram sem luz por pelo menos uma hora.

No Rebouças já virou rotina os alagamentos durante chuvas mais intensas. A água, com cerca de um metro de altura, inundou a residência de Pedro Kiaulenas e mais dois moradores do bairro. "Molhou tudo. Colchão, geladeira e móveis. Toda vez que chove é a mesma coisa", lamenta.

Mais chuva nesta quarta

A previsão para quarta-feira é de mais chuva no Paraná. Segundo o meteorologista Marcelo Brauer, do Instituto Tecnológico Simepar, as chuvas devem ser moderadas em quase todas as regiões. Na faixa Leste do estado, existe a possibilidade de novos temporais.

Somente na noite de terça o Simepar registrou uma preciptação de 50 a 100 milímetros por hora.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.