Confira também os telefones de emergência:
Defesa Civil de Curitiba: 199
Prefeitura de Curitiba: 156
Corpo de Bombeiros: 193
Copel: 0800 51 00116
Campo Largo suspende aulas em escolas por causa da chuva
A Secretaria Municipal de Educação de Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, e a Secretaria de Educação do Paraná (Seed) decidiram suspender as aulas durante três dias em 14 instituições públicas de ensino em virtude dos estragos causados pelas chuvas de sexta-feira (17). Outras duas escolas terão suspensão somente em um dia, nesta segunda-feira (20).
Campo Largo: Como ajudar
A central da prefeitura de Campo Largo para recebimento de alimentos, água mineral, roupas, colchões, telhas e lonas, é no Centro da Juventude Bom Jesus (Av. Ademar de Barros, esquina com a XV de Novembro, próximo ao Corpo de Bombeiros). Dúvidas pelo fone: (41) 3292-3487 ou (41) 3393-2203.
Um evento no Facebook está convocando moradores a levar doações de roupas, cobertores, alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, lona e água para a Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade. Quem quiser fazer doações, também pode ligar para o Corpo de Bombeiros ou Defesa Civil: 3210-2707 ou 3292-3144. Segundo a prefeitura de Curitiba, duas mil pessoas já haviam sido beneficiadas com as ajudas até a manhã desta segunda-feira (20)
A Empresa Elemec também está se mobilizando em parceria com a Provopar de Campo Largo. As pessoas podem levar doações para a empresa durante 24 horas por dia. Além disso, também está sendo feito um cadastro de famílias que necessitam de suprimentos. A pessoa pode levar as doações para a própria empresa (BR-277, nº 4157, Bairro Bom Jesus), na empresa Tintas Centenário (Rua Centenário, 2396) e na própria Provopar (Rua Desembargador Clotário Portugal, 842)
Após atingir o Sul do Paraná no final da manhã deste domingo (19), volta a chover forte na Região Metropolitana de Curitiba. Os ventos e a nebulosidade voltaram aos municípios por volta das 14h15. O Instituto Tecnológico Simepar alerta para fortes rajadas de vento, que podem variar de 60 a 70 km/h. A situação pode se repetir em Campo Largo, município mais afetado pelo temporal de sexta-feira (17).
Veja fotos da chuva na RMC neste domingo (19)
De acordo com o meteorologista do Simepar Tarcízio Valentin da Costa, toda a cidade de Curitiba e os demais municípios da região metropolitana poderão ter temporais com essa área de instabilidade que se formou e avançou sobre o Leste do estado. "São chuvas fortes, típicas de verão. São Parecidas com a de sexta-feira. A diferença é que desta vez vem com ventos", explica.
A nebulosidade, no início da tarde, já havia se formado em outros municípios, como Palmas, que registrou temporal, acompanhado de granizo e de ventos de 66 km/h. Em Londrina, no Norte do Paraná, as rajadas chegaram a 65 km/h. Assim como em Palmas, segundo o meteorologista, pode haver queda de granizo na Grande Curitiba mais uma vez, o que coloca o município de Campo Largo em alerta.
Campo Largo
Voltou a chover no município com ventania, segundo a Defesa Civil local. Funcionários da força de segurança estão na tarde deste domingo no Centro da Junventude, onde recebem uma grande quantidade de doações de lona e colchões, da Provopar e da Defesa Civil Estadual.
Também há voluntários da população de Campo Largo ajudando a separar e distribuir as doações, segundo o coordenador da Defesa Civil do município Alexandre Custódio Telesse. "A maioria das casas já está coberta com lona, há apenas o temor de que o vento possa vir a arrancar essas lonas e zerar o trabalho", diz ele.
Ainda neste domingo, o prefeito da Cidade, Affonso Portugal Guimarães, vai assinar o decreto de situação de emergência no município.
Causas
Uma frente fria que se aproxima do Paraná, associada ao forte calor, provoca os temporais que atingem o Paraná neste domingo. Segundo o Simepar, a formação da frente fria, que concentra nebulosidade nas cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, aliada a ao forte aquecimento atmosférico no Paraná, facilita a formação de núcleos de chuva forte no estado.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Lula não passa presidência para Alckmin e ministros assumem tratativas no Congresso; assista ao Entrelinhas
São Paulo aprova isenção de IPVA para carros híbridos; elétricos ficam de fora
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora