Paraná começa a arrecadar doações para desabrigados em SC
O Paraná começou, nesta segunda-feira (24), uma campanha para arrecadação de alimentos, roupas e cobertores, que serão enviados para famílias que perderam suas casas em Santa Catarina (SC). A chuva que caiu nos últimos dias provocou alagamentos e deslizamentos de terra.
Sobe para 65 o número de mortes registradas pela Defesa Civil em Santa Catarina. De acordo com o relatório divulgado na noite desta segunda-feira (24), as fortes chuvas que atingem o estado já deixam mais de 44 mil pessoas desalojadas (que tiveram que sair de suas casas e foram para imóveis de parentes ou amigos) ou desabrigadas (que foram para abrigos públicos).
O município que mais registrou mortes foi Ilhota (15), seguido por Blumenau (13), Jaraguá do Sul (12), Gaspar (10), Luiz Alves (4), Rodeio (4), Rancho Queimado (2), Benedito Novo (2), Brusque (1), Pomerode (1) e Bom Jardim da Serra (1). Ainda segundo o relatório da Defesa Civil, o número de municípios isolados no estado subiu para oito: Bonifácio, Luiz Alves, São João Batista, Rio dos Cedros, Garuva, Pomerode, Itapoá e Benedito Novo.
Energia e gás
A companhia de energia informou que cerca de 160 mil pessoas estão sem energia elétrica, com destaque para o município de Blumenau.
A Defesa Civil diz que o abastecimento de gás está interrompido em Guaramirim, até o Rio Grande do Sul, devido à ruptura de tubulação da TBG entre Luiz Alves e Blumenau.
Sem aulas
Devido à destruição causada pela chuva e pelas unidades escolares que estão servindo de abrigo à população, todas as escolas da rede estadual da Regional de Blumenau (que envolve os municípios de Blumenau, Gaspar, Ilhota, Luiz Alves e Pomerode) permanecerão sem aulas nesta terça-feira (25). De acordo com o governo de Santa Catarina, não há previsão de retomada das aulas.
Ainda segundo informou o governo, não haverá aula na terça-feira nas escolas da rede estadual de ensino nas cidades de Benedito Novo, Rodeio e Ascurra, devido às chuvas que atingiram fortemente os municípios.
Ajuda
Os governos dos estados de São Paulo e Minas Gerais encaminharam, na tarde desta segunda-feira, dois helicópteros cada um, para auxiliar nos trabalhos de resgates à população atingida pelas chuvas. O Exército Nacional está deslocando duas unidades para Santa Catarina.
Segundo o Governo de Santa Catarina, a Eletrosul também está encaminhando dois helicópteros e equipamentos para auxiliar nos trabalhos de recuperação das cheias.
Segundo o jornal "Diário Catarinense", em Gaspar, uma ambulância do Corpo de Bombeiros foi atingida por um deslizamento de terra na tarde do domingo (23). No local, máquinas ainda recolhem entulhos e a pista foi liberada durante a manhã desta segunda.
Segundo o Departamento Estadual de Defesa Civil de Santa Catarina os solos permanecem encharcados e os rios, apesar da diminuição do volume de chuva, continuam cheios.
O desastre é considerado pelo Governo do Estado de Santa Catarina como a pior tragédia climatológica da história.
Conhece alguém que esteja enfrentando dificuldades por causa da chuva? Deixe seu relato abaixo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora