A forte chuva que caiu no início da tarde de ontem sobre o município gaúcho de Três Coroas, a 72 km de Porto Alegre, causou muita destruição e uma morte. Do meio dia às 13 horas choveu 200 milímetros, o equivalente a um mês de precipitação prevista nessa época.
A torrente transbordou os arroios que deságuam no Rio Paranhana, fazendo com que água e lama invadissem a cidade, destruindo casas e tomando o centro. No meio da tarde o sol voltou a aparecer, mas a expectativa era de que voltasse a chover à noite. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Três Coroas, comandante do Corpo de Bombeiros Augusto Dreher, o temporal foi mais forte do que o ocorrido em 26 de setembro de 2009, quando 320 pessoas ficaram desabrigadas.
Ontem uma pessoa morreu. Iremar Paltes Batista, de 49 anos, caiu em um arroio quando tentava ajudar familiares a escaparem da enchente. Vinte casas acabaram parcialmente ou totalmente destruídas e cerca de 400 famílias foram atingidas.
Hoje, a prefeitura de Três Coroas e a Defesa Civil se reúnem para avaliar os estragos. "Deve ser decretada situação de emergência", avaliou Dreher. Em Igrejinha, a 6 km de Três Coroas, a chuva também chegou forte. Em quatro horas choveu cerca de 100 milímetros, 58,6% de todo o volume de precipitação previsto para o mês de janeiro. As principais ruas da cidade foram alagadas e uma ponte no centro foi interditada devido a rupturas provocadas pela água. Duas crianças foram resgatadas com vida em meio ao barro.
A chuva também gerou congestionamento na RS-115. Entre os quilômetros 14 e 27 houve pontos de bloqueio de pista, interrompendo o trânsito por duas horas entre a cidade e a Serra Gaúcha.
Balanço
Segundo boletim da Defesa Civil divulgado ontem, 35 cidades gaúchas permanecem em estado de emergência. Conforme o balanço, 2.459 casas no estado foram danificadas pelas tempestades desde o início da semana 125 estão destruídas. Os estragos causados pelos temporais afetaram direta e indiretamente 173 mil pessoas. Equipes de resgate permanecem no município de Agudo onde, na manhã da última terça-feira, uma ponte desabou, provocando a morte de três pessoas. As equipes ainda procuram dois desaparecidos.