Um buraco de três metros de profundidade por quatro de largura se formou na manhã desta segunda-feira na calçada da Rua Francisco Rocha, quase esquina com a Rua Padre Anchieta, no bairro Bigorrilho, em Curitiba.
Esta é a segunda vez no ano que um buraco se forma no local. Segundo moradores, o outro lado da rua já cedeu no início do ano, "engolindo" inclusive o sinaleiro. Uma moradora disse que já viu o episódio pelo menos oito vezes nos últimos dez anos.
Segundo a Secretaria Municipal de Obras Públicas, a calçada cedeu devido à chuva e a um possível vazamento na tubulação da Sanepar. A erosão deslocou a galeria de águas pluviais que há debaixo da rua. Não houve problemas com as tubulações de gás nem com o abastecimento de água na região.
A secretaria informou ainda que o deslocamento de galerias é algo raro. Neste caso, a proximidade das ocorrências (dois buracos em seis meses) se deve provavelmente à idade da galeria, que já tem 15 anos. Ainda de acordo com a secretaria, as galerias pluviais da cidade passam por manutenção constante e qualquer problema deve ser comunicado à prefeitura pelo telefone 156.
O conserto da galeria será iniciado na manhã desta terça-feira e a previsão é de que esteja concluído até quarta-feira.