As chuvas que atingiram o Paraná desde a última quinta-feira (10) causaram estragos e muitos prejuízos em sete municípios. O último balanço da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil - da tarde de domingo - informava que as cidades atingidas eram São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba; Honório Serpa e Mangueirinha, no Sudoeste do Paraná; Antonina, Morretes, Paranaguá e Guaratuba, no Litoral do estado.
Morretes decretou estado de calamidade pública na tarde domingo (13) e Paranaguá havia entrado em situação de emergência na sexta-feira (11).
A Colônia Castelhanos, em São José dos Pinhais, ainda estava parcialmente isolada na noite de domingo. Aproximadamente 400 pessoas residem no local e estavam sem luz. O acesso era bastante difícil. Existiam 20 pontos com queda de barreira na estrada rural que leva à comunidade. O acesso à colônia se dá no km 662 da BR-376. Apenas tratores conseguiam passar pelos deslizamentos.
A comunidade tinha água potável e alimentos. A preocupação era com a produção de banana principal fonte de renda da comunidade que estava sendo escoada lentamente com auxílio dos tratores.
Municípios do Sudoeste
De acordo com a Defesa Civil, 12 pontes foram danificadas em Honório Serpa. Cerca de 4 mil pessoas foram afetadas pela chuva. Com relação a Mangueirinha, 2 mil pessoas foram atingidas e 50 casas tinham sido danificadas.
Cidades do Litoral
O balanço da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil dava conta de que 8 mil pessoas estavam desalojadas em Morretes e 680 desabrigadas. Uma pessoa está desaparecida. Ao todo, 15.178 pessoas foram afetadas e 2.450 casas danificadas.
Antonina registrou duas mortes por causa dos deslizamentos. A cidade tinha 300 moradores desalojados e 140 desabrigados. Quarenta residências foram afetadas.
Com relação a Paranaguá, 75 casas ficaram danificadas e 40 foram destruídas. Eram 174 pessoas desabrigadas e 103 desalojadas.
A quarta cidade do Litoral atingida foi Guaratuba. Aproximadamente 1,5 mil pessoas foram afetadas, dessas 50 estavam desalojadas. Cinquenta casas ficaram danificadas no município.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora