As fortes chuvas dos últimos dias afetaram mais de 42 mil paranaenses desde a última quarta-feira (19), segundo o boletim divulgado pela Secretaria da Defesa Civil, com dados atualizados ao meio-dia desta segunda-feira (24). Esse número corresponde a todos os que foram afetados de alguma maneira, incluindo as pessoas que ficaram sem energia elétrica.
Há previsão de chuva até esta quarta-feira (26). Nesse período, a Defesa Civil vai permanecer em alerta, segundo o tenente Marcos Vidal da Silva Junior. Mais de 6 mil pessoas permanecem desalojadas em todo o estado até esta segunda-feira, sendo que 5 mil são moradores de São José dos Pinhais. De acordo com o tenente Vidal, as pessoas estão retornando aos poucos às suas casas, mas a previsão de chuva para os próximos dias faz com que muitos esperem o clima normalizar para voltar para casa.
Uma mãe e o filho morreram no município de Laranjeiras do Sul, na região centro-sul do estado, na quinta-feira (20). Eles foram soterrados depois de um deslizamento de terra. Mais de 1,1 mil residências foram danificadas em todo o Paraná.
Em Curitiba, 1,2 mil pessoas foram afetadas pela chuva. Mais de 200 pessoas tiveram que deixar suas casas e estão em abrigos. Outras 27 estão desalojadas (saíram de casa, mas não precisaram ir a um abrigo). Há registro de duas pessoas feridas na capital.
As cidades com maior número de pessoas afetadas são Irati e Prudentópolis. Em Irati, mais de 13 mil pessoas foram afetadas por inundações registradas principalmente na última quinta-feira. 600 permanecem desalojadas. Alagamentos em Prudentópolis na mesma data afetaram mais de 18 mil moradores. Hoje, 32 estão desalojadas e oito estão em abrigos.
Emendas no marco das eólicas em alto-mar criam “13ª conta de luz” para o brasileiro pagar
Aborto até 9 meses quase passa no Conanda, que pode retomar tema dia 11
Por que a PEC dos Militares divide governo Lula e base no Congresso
Lula avalia contemplar evangélicos em reforma ministerial em busca de apoio para 2026
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião