As constantes chuvas que caem em todo o Paraná nesta semana continuam tirando o sono da população paranaense. Nesta quarta-feira, 140 pessoas de 40 famílias foram obrigadas a deixar suas casas em União da Vitória, região Sul do Paraná. Destas, 25 famílias já estão em alojadas no Centro de Exposições da cidade. Outras 15 foram buscar abrigo na casa de parentes.

CARREGANDO :)

De acordo com dados da Defesa Civil do estado, o nível do Rio Iguaçu, que passa pela cidade, está 2,85 metros acima do seu nível normal. Na última medição realizada constantemente pela Copel, a vazão do rio está quatro vezes acima do normal. Ao invés dos 460 metros cúbicos por segundo habituais, a vazão atual é de 1.680 metros de água por segundo.

De acordo com o tenente Douglas Martim Konflanz, "a previsão para esta quinta-feira é que o nível do rio suba mais 10 centímetros, o que deve obrigar a Defesa Civil a retirar mais cerca de 40 famílias de suas casas".

Publicidade

Em São Mateus do Sul, região Sudeste do estado, a situação também preocupa. "Apesar do rio ainda estar em seu leito normal, está bem acima do nível e a vazão é três vezes maior que a média", disse Konflanz.

Na cidade de Colombo, região metropolitana de Curitiba, uma casa está preste a cair. Em virtude das chuvas, uma encosta de morro desmoronou e ameaça uma residência que, se cair, pode levar outras duas casas para o chão.

Cianorte

Com uma momentânea melhora no tempo, os moradores de Cianorte, região Noroeste do estado, puderam começar a reerguer casas e barracões destruídos no vendaval deste final de semana.

A Defesa Civil local, assim como a prefeitura, auxilia aos moradores com mão- de-obra e telhas de fibrocimento. Contudo, a maior ajuda está vindo dos próprios moradores. Vizinhos e parentes estão se solidarizando com as vítimas e, em mutirão, refazendo o que o vento e a chuva destruíram.

Publicidade

Confira como vai ficar o tempo nesta quinta-feira em todo o Paraná