A tão esperada chuva que cai com mais intensidade em parte do Paraná desde a noite de quinta-feira (20) ainda não é sinal de alívio para a questão dos incêndios florestais nas regiões Norte e Noroeste do estado, que vêm sofrendo em conseqüência dos dias secos. Estas áreas, nas quais não chove desde o início de setembro, são as mais atingidas pelos focos.

CARREGANDO :)

"Nestas áreas não choveu muito. Teve alguma coisa pela manhã em pontos do Norte Pioneiro, mas são situações isoladas. No Noroeste, não houve nada significativo", relata o meteorologista Samuel Braun, do Simepar. Segundo ele, ainda não é possível prever quando devem ocorrer chuvas de maior intensidade e mais distribuídas nestas áreas.

O clima permanece seco em boa parte do Norte e Noroeste, pelo menos até terça-feira (25). "Teremos que esperar mais um poquinho. O ideal é que passasse uma frente fria mais organizada e provocasse chuvas significativas e fortes", explica o meteorologista.

Publicidade

Esta noite, choveu cerca de 40 milímetros, o que significa um terço da média do mês, conforme dados do Simepar. As chuvas foram mais significativas na região de Curitiba, Litoral, Centro e Campos Gerais. "Em outras partes do Paraná as chuvas não foram tão uniformes, mas na questão da Serra do Mar (Pico Paraná), por exemplo, acredito que o problema tenha sido resolvido", afirma Braun.

De acordo com a Defesa Civil, o incêndio de grandes proporções que atingiu a vegetação do Parque Estadual do Pico Paraná por cerca de uma semana está controlado.

Áreas de risco

A área de risco de incêndio florestal no Paraná está, segundo mapa divulgado pela Defesa Civil até quinta-feira, em 95% do território. A expectativa é de que as chuvas diminuam este percentual. Um novo mapa de risco, considerando os períodos de chuvas, deve ser divulgado às 13 horas desta sexta-feira (21). "Essa chuva é bastante necessária para a recuperação da normalidade, com o clima seco a vegetação ficou bastante vulnerável", afirma o tenente Eduardo Pinheiro, da Defesa Civil.

Foram registrados de meia-noite de quinta-feira até 00h30 desta sexta-feira 84 ocorrências principalmente no Norte e Noroeste, além de Oeste e região metropolitana de Curitiba. "São ocorrências pontuais já controladas, nenhum deles em área de preservação", conclui Pinheiro.

Publicidade