As chuvas que caem no Rio Grande do Sul nas últimas duas semanas já afetam 64 municípios daquele Estado. Os dados foram divulgados pela Defesa Civil gaúcha nesta terça-feira (21)
Ainda segundo o órgão, mais de 46 mil pessoas foram afetadas, das quais aproximadamente 3.000 estão em abrigos.
Na segunda-feira (20), o governador José Ivo Sartori decretou situação de emergência coletiva para 26 dessas cidades.
De acordo com a Defesa Civil estadual, 12 equipes estão auxiliando os municípios afetados e donativos (de alimentos a colchões) foram distribuídos nas 14 cidades mais atingidas pelas fortes chuvas.
Equipes do Ministério da Integração Nacional também se encontram em Porto Alegre para orientar os trabalhos de assistência às localidades atingidas pelos temporais.
O município mais recentemente incluído na lista de afetados pelas enchentes é Santa Cruz do Sul, distante cerca de 150 km da capital gaúcha.
Tempo deve melhorar
A situação nessas regiões gaúchas pode ser amenizada caso se confirmem as previsões dos meteorologistas de tempo seco nos próximos três dias.
As chuvas só devem voltar na sexta-feira (24). A previsão para a próxima semana, no entanto, é de que não deve chover significativamente no Estado.
Apesar das inundações que atingiram alguns municípios gaúchos, o Estado também tem 11 municípios com reconhecimento federal vigente pela União de situação de desastre causada pela falta de chuvas.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora