Estados e cidades que foram atingidos por fenômenos naturais, como as fortes chuvas que caíram no país em abril, podem solicitar recursos para a reconstrução de moradias ao Ministério das Cidades a partir desta segunda-feira (17). No fim de abril, o ministro Marcio Fortes de Almeida anunciou a destinação de R$ 150 milhões para a melhoria e produção de moradias nos municípios que estiverem em situação de emergência ou estado de calamidade pública. No Paraná, 62 cidades estão autorizadas a enviar propostas.
As propostas devem ser enviadas para o Ministério das Cidades por meio de carta-consulta até 24 de maio. Os projetos devem se enquadrar nos parâmetros da Secretaria Nacional de Habitação, segundo os manuais de dois dos programas do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS): apoio à melhoria das condições de habitabilidade de assentamentos precários e apoio à provisão habitacional de interesse social. O resultado da seleção será divulgado até 9 de junho.
Balanço
As chuvas que caíram no Paraná entre os dias 21 e 27 de abril afetaram 286.342 pessoas, em 56 municípios. De acordo com o balanço da Defesa Civil, divulgado na quarta-feira (12), foram 5.499 residências afetadas, 4.761 pessoas ficaram desabrigadas (aquelas que vão para abrigos municipais) e 31.577 desalojadas (aquelas que vão para casa de parentes).
No estado, 16 municípios decretaram situação de emergência: Pinhais, Piraquara, Prudentópolis, Colombo, Manfrinópolis, Francisco Beltrão, Guaratuba, Rio Negro, General Carneiro, Salto do Itararé, Marmeleiro, Rebouças, Santa Tereza do Oeste, Coronel Vivida, Imbituva e Porto Amazonas.
Municípios
Confira quais são as 62 cidades que podem enviar proposta para o recebimento de recursos do Ministério das Cidades: Almirante Tamandaré, Alto Paraná, Amaporã, Arapoti, Assis Chateaubriand, Atalaia, Bandeirantes, Barbosa Ferraz, Barracão, Bituruna, Braganey, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Cascavel, Colorado, Diamante d'Oeste, General Carneiro, Ibaiti, Ibiporã, Icaraíma, Iguatu, Inácio Martins, Irati, Itapejara do Oeste, Jaboti, Jacarezinho, Jaguariaíva, Japira, Jataizinho, Lapa, Lindoeste, Loanda, Londrina, Manoel Ribas, Marmeleiro, Matelândia, Nova Tebas, Ortigueira, Pinhalão, Pranchita, Prudentópolis, Querência do Norte, Quitandinha, Renascença, Rio Azul, Rio Negro, Rosário do Ivaí, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Helena, São Jerônimo da Serra, São João, São João do Ivaí, São José da Boa Vista, São Miguel do Iguaçu, Sapopema, Sengés, Siqueira Campos, Teixeira Soares, Tomazina, Umuarama, União da Vitória e Wenceslau Braz.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora