Campos Gerais – Responsabilidade social e desenvolvimento sustentável foram os pontos mais importantes apontados pelos participantes da primeira etapa do Fórum Futuro 10 Paraná, em Ponta Grossa. O fórum reuniu cerca de 550 lideranças das regiões dos Campos Gerais e do Norte Pioneiro.

CARREGANDO :)

Norte – O espírito empreendedor do povo da região foi um dos pontos mais citados nos debates realizados em Londrina, durante a segunda etapa. Cerca de 650 lideranças de 55 municípios da região participaram. A participação popular e as parcerias entre as diversas entidades e instituições também foram citadas.

Nordeste – O cooperativismo e o associativismo foram apontados pela maioria dos grupos de discussão como pontos fortes do Noroeste e Norte do estado. Segundo os 600 participantes do encontro, esses dois fatores devem impulsionar o crescimento do Paraná.

Publicidade

Sudoeste – A preocupação com o meio ambiente deve nortear o desenvolvimento das regiões Oeste e Sudoeste do estado nos próximos anos. A questão ambiental foi citada, com diferentes abordagens, pela maioria dos 90 grupos de discussão. Setecentas pessoas participaram dos debates.

Noroeste – Cerca de 550 lideranças de 70 municípios identificaram o turismo, aliado ao meio ambiente, como uma das apostas do Noroeste para desenvolver novas fontes de renda e emprego. Os participantes do fórum de Umuarama também apontaram a necessidade de agregar mais valor à produção agrícola.

Região metropolitana – A qualificação profissional, a realização de pesquisas de ponta nas universidades e a formação de cidadãos mais conscientes são fatores fundamentais para a próxima década, concluiu a maioria das 1,2 mil lideranças que participaram da sétima etapa, em Curitiba.

Centro Sul – Na oitava etapa, os 450 participantes apontaram a parceria entre os municípios como saída para reverter os baixos índices socioeconômicos, gerar emprego, renda e fortalecer a representatividade. Um dos projetos da região é o da agência de desenvolvimento econômico e social.

Oeste – Cerca de 600 lideranças apontaram a educação fator chave para o desenvolvimento da região. O Oeste do Paraná é uma região próspera, mas existe uma lacuna no mercado de trabalho: a formação de mão-de-obra qualificada. O ponto forte da região, segundo as lideranças, é o cooperativismo.

Publicidade