Por mais de três décadas, o cinema foi um dos principais entretenimentos da população de Cascavel. Em 1956 surgiu o Cine Teatro Coliseu, que abrigava 500 pessoas. Em 1968, o Coliseu virou o Cine Delfim, que encerrou as atividades em 1996. Hoje, o prédio está alugado para a Igreja Universal do Reino Deus.

CARREGANDO :)

O pioneiro Darci Gomes, 76, lembra dos velhos tempos do cinema em Cascavel. Amante da sétima arte, ele conta que frequentava o cine praticamente todos os dias. "O dono do cinema queria até me vender os ingressos para o mês inteiro", diz. Na época o cinema, o futebol e os tradicionais bailes de salão eram as principais diversões da população de Cascavel.

Gomes gostava tanto da "telona" que certa vez assistiu ao Casablanca, filme estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman, às 3 horas da manhã. Uma noite, logo no início da exibição, um problema no projetor de imagens levou a interrupção do filme, que seria rodado somente na noite seguinte.

Publicidade

Sabedor da paixão que Gomes tinha pelos filmes, na época em preto e branco, o proprietário do cinema disse a ele que iria consertar o problema surgido no projetor e testaria durante a madrugada passando todo o filme. Gomes não pensou duas vezes, decidiu ficar por lá mesmo e assistiu sozinho ao drama romântico.

Veja também
  • Cinema de rua, um negócio em via de extinção