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frio

Cobradores de Curitiba ainda não receberam "kits de inverno"

As onze empresas que operam o transporte público em Curitiba têm até a próxima sexta-feira (26) para entregar os uniformes de inverno – compostos de manta, luvas, pulôver, touca e jaqueta – aos quase 4,4 mil cobradores do sistema. Os três consórcios foram notificados do prazo nesta quarta-feira (24), pela Urbanização de Curitiba S/A (Urbs).

O acordo que determina a entrega dos chamados "kits de inverno" foi firmado em agosto de 2011, após manifestações do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba (Sindimoc). Na ocasião, alguns cobradores, que trabalhavam ao ar livre, foram multados por improvisar proteções contra o frio. As multas foram revogadas, mas as empresas se comprometeram a fornecer os uniformes anualmente a partir dali. O primeiro lote foi entregue no ano passado. O custo dos acessórios é subsidiado pela tarifa.

O vice-presidente do Sindimoc, Dino Cesar Morais de Mattos, afirma que o sindicato já fez o pedido dos kits há mais de dois meses, mas nenhum trabalhador recebeu o uniforme completo até o momento. "Ainda antes de o tempo esfriar, pedimos para ver amostras do material que seria repassado, mas não nos mostraram nada", conta.

Dino César alega que há descaso por parte das empresas, mas acredita que falta infraestrutura nos locais de trabalho para proteger os cobradores do inverno curitibano. "As estações-tubo, além de não terem nem banheiro, são muito frias no inverno e muito quentes no verão. Os uniformes são o mínimo que pedimos, mas precisamos continuar lutando por condições melhores de qualquer forma", defende.

A reportagem tentou ouvir no final da tarde desta quarta-feira o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), que é responsável por monitorar as entregas dos kits por parte das empresas, mas não teve resposta até às 18h.

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