| Foto: Eduardo Aguiar/Gazeta do Povo

Quem se basear pelo tradicional relógio digital da Rua XV de Novembro, em Curitiba, vai pensar que se está atrasado para seu compromisso. A foto acima foi feita às 20h09 da última terça-feira – mas naquele momento o equipamento marcava 22h09. Já faz alguns meses que ele está adiantado, desde antes do horário de verão. Mas, afinal, para que serve um relógio que não mostra a hora certa?

CARREGANDO :)

Barrados no TJ

Há aproximadamente um mês, seguranças do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) buscam restringir o uso de câmeras fotográficas e gravadores pelos jornalistas, durante sessões públicas. Nesta semana, um dos vigilantes tentou tomar a câmera de um repórter da Gazeta, que precisou recorrer à assessoria de imprensa do órgão para continuar seu trabalho. Situações parecidas ocorreram com outros profissionais.

Publicidade

Resposta

Segundo a assessoria de imprensa do TJ-PR, não existe nenhuma determinação que impeça o uso dos equipamentos por jornalistas. O tribunal informa que o acesso dos profissionais de imprensa às dependências do TJ é tratada na Instrução Normativa 03/2007.

Ainda conforme o TJ, os presidentes das Câmaras do tribunal solicitam que a assessoria de imprensa informe "com mínima antecedência quando os veículos necessitarem tirar fotos ou captar imagens de julgamentos, uma vez que as audiências são públicas, mas alguns casos são cobertos por segredo de Justiça, havendo restrições para divulgação das imagens."

Facebook para negócios

Um workshop no próximo dia 30 (quarta-feira) vai mostrar como empresários de micro e pequenas empresas podem usar o Facebook como aliado nos negócios. O objetivo da iniciativa, oferecida por meio de parceria entre o Sebrae/PR e o Facebook, é apresentar estratégias para criar presença, conquistar clientes e ter sucesso na rede social. O evento será das 9 às 13 horas, no auditório do Sebrae/PR em Curitiba (Rua Caeté, 150, Prado Velho). A abertura do evento ficará a cargo de Juliano Kimura, do Facebook, que apresentará uma visão geral sobre a rede social. Em seguida, terão início oficinas instrutivas, divididas conforme o grau de conhecimento dos participantes. As inscrições podem ser feitas pelo 0800 570 0800.

Publicidade

Justiça para todos

Ocorre hoje, a partir das 10 h, a inauguração da sede da Defensoria Pública do Paraná em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O órgão está recebendo a população desde janeiro em uma sede provisória, no Fórum Municipal. Até o momento, foram realizados cerca de 300 atendimentos. Em fevereiro, por exemplo, o juiz da Vara Criminal de São José dos Pinhais baseou-se em um relatório de inspeção feito pelos defensores públicos lotados na cidade para determinar a interdição da carceragem da 1ª Delegacia Regional. A Defensoria funcionará na Travessa Brasil, 123, no Centro de São José dos Pinhais.

Pré-vestibular gratuito

Estão abertas até 9 de maio as inscrições para o pré-vestibular gratuito Em Ação, ofertado pela ONG Em Ação em parceria com o Sesi-PR. Há 120 vagas, para estudantes de baixa renda. As aulas, ofertadas há 13 anos por professores voluntários, ocorrem nos fins de semana no Cietep (Av. Comendador Franco, 1.341, Jardim Botânico), em Curitiba. Os interessados devem fazer a inscrição no site www.emacao.org.br e pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 40. Os candidatos passam por uma prova e uma entrevista socioeconômica. As aulas começam em junho. Mais Informações: 3023-4702 e 3013-1549.

Colaborou: Eduardo Aguiar

Publicidade