O 1º Distrito Policial de Curitiba está investigando um caso de agressão sofrida por uma agente de trânsito no exercício de sua atividade. E o pior é que o autor seria um policial, que estava conduzindo um veículo descaracterizado, registrado em nome da Secretaria de Estado da Segurança Pública. O caso aconteceu na Rua Doutor Pedrosa, pouco antes das 13 horas da última sexta-feira.
A agente relatou que viu o veículo branco, modelo Pálio, parado em cima da faixa de pedestre e que se aproximou para orientar o condutor a tirá-lo do local. O motorista teria dito que não sairia, pois estava no meio de uma investigação. Neste momento, a agente respondeu que teria de multá-lo. Irritado, o homem saiu do carro e, conforme a vítima, após se identificar como policial, pegou-a pelo braço e a empurrou contra um muro.
A agente registrou boletim de ocorrência e fez exame no Instituto Médico Legal. O laudo deve sair amanhã, segundo o diretor de fiscalização da Setran, Eder Carlos Rodrigues. Na delegacia onde o caso foi registrado, ninguém quis passar informações sobre o acusado nem sobre as investigações. A Sesp também foi procurada, mas a reportagem não localizou ninguém que pudesse falar sobre o caso.
Se confirmada a agressão, a situação é grave. Agredir um guarda de trânsito já é algo inconcebível e pior ainda se essa atitude partir de um policial, que precisa dar o bom exemplo.
* * * * Enchendo o tanque
O preço do litro da gasolina praticado por alguns (poucos, diga-se) de Curitiba chegou a R$ 2,59. Como há tempos o combustível não atingia um patamar tão baixo, muita gente aproveitou para encher o tanque.
Menos peso, mais saúde
Considerada uma das vilãs da obesidade, a Coca-Cola anunciou na semana passada a decisão de não fazer mais propaganda voltada para crianças. Além disso, a empresa pretende diminuir o nível de calorias em seus produtos, incluir informações do valor energético na frente das embalagens e patrocinar programas de estímulo a atividades físicas e práticas esportivas.
As medidas não vão resolver o estrago já causado, mas são um bom começo. A iniciativa deveria ser seguida por outras empresas, até por questão de sobrevivência, pois num futuro próximo é provável que o consumidor passe a rejeitar produtos que levam à obesidade e, por consequência, favorecem o desenvolvimento de doenças.
Infância e Adolescência
A Rede Marista de Solidariedade, por meio do Centro Marista de Defesa da Infância, lançou na semana passada, a publicação Infância, adolescência e direitos: livro de dados do Paraná. Trata-se de um relatório que compila 11 indicadores, divididos em oito áreas e baseados em fontes oficiais, que sinalizam como está a situação dos direitos infantojuvenis nos 399 municípios do estado.
Justiça nos bairros
No próximo sábado, dia 18, o Núcleo de Práticas Jurídicas da PUCPR, em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná, realizará o projeto Justiça nos Bairros. Supervisionados por uma professora, 20 alunos da Escola de Direito atenderão a população gratuitamente na área de família. A ação ocorrerá na Rua da Cidadania do Boqueirão, localizada no terminal do Carmo, das 8 às 18 horas.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora