Depois da polêmica "proibição" de fotografias no Bosque do Papa, uma pedagoga reclama da recepção reservada a estudantes na Praça do Japão (foto). Funcionária da prefeitura de Araucária, Ana Maria Nóbrega conta que na última sexta-feira levou um grupo de 23 alunos de 6 anos para conhecer o local e explicar algumas características da cultura japonesa. Antes de voltar para Araucária, ela pediu permissão a uma funcionária para que as crianças usassem o banheiro do local, permissão que foi negada. "A moça que fica na lojinha de lembranças não autorizou. Eu disse que iria utilizar mesmo assim, e coloquei criança por criança. Estamos na véspera da Copa, imagine se os turistas não puderem usar um banheiro público", reclama.
Banheiro interditado 2
De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que administra os parques, as praças e os bosques da cidade, desde 1993 existe um convênio entre a prefeitura e a Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba para a manutenção da Praça do Japão. A associação faz a gestão do espaço, incluindo a manutenção dos banheiros. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Renato Lima, a prefeitura tem dificuldade na manutenção de sanitários nos espaços públicos e por isso ele vê com bons olhos a parceria com a comunidade. Por outro lado, há a expectativa de que as entidades atuem com bom senso, o que nem sempre ocorre. Lima disse que haverá uma orientação às associações, para evitar que situações como a da Praça do Japão se repitam. Procurada pela coluna, a Associação Nipo-Brasileira de Curitiba negou haver instruções para impedir o uso do banheiro pelos frequentadores.
156
O leitor Willian Bressan reclama da qualidade do atendimento na central 156, da prefeitura de Curitiba, principalmente no que se refere aos atrasos dos ônibus. Ele conta que ontem diversos veículos demoraram até 40 minutos para passar nas estações-tubo. Ao ligar para o serviço de informações, os atendentes disseram "não saber o motivo", que "nada estava registrado" e que "de acordo com a tabela, esses ônibus passam de dez em dez minutos". Bressan sugere que a central seja integrada ao sistema de informações da Urbs, para que dúvidas como as dele possam ser sanadas imediatamente.
Sabor paranaense
Divulgação
Escondidinho de Pinhão Vegetariano (foto) e Tropeironoff são alguns dos pratos exclusivos que estarão à venda no Mercado Municipal de Curitiba nos dias 14 e 15 de junho (sábado e domingo), durante o Festival de Lazer e Gastronomia da rede empresarial Rotas do Pinhão. A degustação dos pratos à base da semente típica do Paraná será realizada entre 10 h e 15 h do sábado (14) e das 10 h às 13 h do domingo (15). As delícias apresentadas durante o lançamento do festival também estarão disponíveis nos empreendimentos que integram a rede empresarial até o dia 10 de agosto. Mais informações: www.facebook.com/RotasDoPinhao.
Criatividade
Ocorre hoje, às 19 horas, no auditório do Sebrae-PR (Rua Caeté, 150, no Prado Velho), um Curso-Espetáculo de Criatividade. Durante três horas e meia, a plateia terá contato com as ideias inovadoras e as experiências do publicitário Eloi Zanetti, do especialista em criatividade Jean Sigel e do gestor de inovação Allan Costa. Realizado pela Escola de Criatividade, o curso foi idealizado para quem reconhece a importância da inovação e gostaria de aprender a exercitar sua capacidade criativa. A inscrição custa R$ 120 e pode ser feita no www.facebook.com/escoladecriatividade.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião