Cuidar da vida no trânsito. Essa é uma espécie de missão para os freis capuchinhos, que desde 1955 abençoam carros e seus condutores na primeira sexta-feira de janeiro. A data foi semana passada, mas os curitibanos têm uma segunda chance de receber a proteção dos frades. Amanhã haverá bênção de carros e motos no Santuário São Leopoldo, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Mais do que abençoar os objetos materiais, a ideia é "pedir sabedoria e prudência, para que as pessoas dirijam segundo os preceitos de Deus, e de acordo com as leis humanas", explica o frei Alvedi Marmentini, responsável pelo santuário. A decisão de realizar a ação agora ocorreu porque muita gente estava viajando no ano novo e perdeu a atividade da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, no dia 2. Vinte mil motoristas passaram pelo local, mas a média dos últimos anos era de 30 mil. Amanhã, a estimativa é de que três mil compareçam à bênção na CIC. Quatro religiosos irão se revezar, das 7h às 20 horas, para atender quem passar pelo local. O Santuário São Leopoldo fica na Rua Santa Eulália de Barcelona, 273, no Conjunto Osvaldo Cruz I. Mais informações: (41) 3246-7148.
Trocadilho pela paz
O cuidado com o trânsito tem um apelo especial para o pessoal do Santuário São Leopoldo. Eles, frequentemente, cedem o espaço da capela mortuária, anexa à igreja, para familiares de pessoas mortas em acidentes automobilísticos. "Só no último mês, foram quatro mortes de motociclistas", conta o frei Alvadi. Para chamar atenção para o risco, foi colocada uma faixa em frente à capela (foto acima). A ideia é chocar e também fazer com que as pessoas reflitam sobre como a maneira que elas dirigem. Pode afetar a vida dela e a alheia.
Dresscode para dirigir no verão
O sol escaldante, que atinge até as gélidas cidades paranaenses no verão, deixa muita gente à vontade para dirigir sem camisa ou mesmo de biquíni. E pode? Pode sim. Não há restrições na legislação de trânsito para esse tipo de vestuário, nem mesmo para o uso de bermudas por parte dos motociclista, segundo interpretação do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). Mas atenção: chinelos e sandálias do tipo plataforma ou de salto estão proibidos. A lei não permite calçados que não se firmem no pé ou comprometam a utilização dos pedais. Nesses casos: a dica é dirigir descalço.
Gincana da leitura
Divulgação/Biblioteca Pública do Paraná/Eve Saad
Como tornar a leitura uma brincadeira atraente e gostosa para as crianças? A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) tem uma resposta para a questão que intriga mães e pais. Começou na última terça-feira (6) e vai até a primeira semana de fevereiro a Gincana de Leitura de férias da biblioteca. A cada semana, as crianças, de 5 a 12 anos, enfrentam desafios com temáticas diferentes. A ordem é leitura, quadrinhos, poesia, música e livro. As atividades podem ser feitas a qualquer horário, basta comparecer à sessão infantil. O desafio da primeira semana fica disponível até dia 17. Os desafios valem pontos (60, 80 ou 100). Todos que fizerem ao menos 20 ações ganham certificado e brindes. A premiação para os melhores colocados será em 13 de fevereiro. A BPP fica na Rua Cândido Lopes, 133, no Centro. Mais informações: (41) 3221-4980.
Descarte de medicamentos no Litoral
Veranistas e moradores do Litoral do PR podem fazer o descarte de medicamentos em desuso ou com a validade vencida de maneira sustentável. Duas estações coletoras foram instaladas nas farmácias Nissei de Matinhos (Rua Roque Vernalha, 105) e Guaratuba (Rua 29 de abril, 193). A estação é daquelas em que o sujeito descarta medicamentos, caixas e bulas de maneira separada. A iniciativa é do Sindicato da Indústria Química e Farmacêutica do Paraná (Sinqfar), que também é responsável por dar a destinação correta aos produtos.
Colaborou: Naiady Piva, especial para a Gazeta do Povo.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Premiê de Assad concorda em entregar poder a rebeldes da Síria
EUA alertam que Estado Islâmico pode tentar “tirar vantagem” da situação na Síria
Segurança pública de São Paulo enaltece recorde histórico de redução de crimes
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora