A Secretaria de Estado da Segurança Pública não planeja fazer qualquer ato para marcar o aniversário de um ano de instalação da primeira UPS (Unidade Paraná Seguro) no estado, que será completado na sexta-feira. Nem mesmo um balanço sobre o período está sendo preparado. A Sesp se limita a informar, por meio de nota, que o projeto "já demonstrou excelentes resultados na redução da criminalidade, além de aceitação da população".
A UPS Uberaba foi instalada no dia 1º de março do ano passado. Naquele dia, o bairro amanheceu ocupado por 450 policiais e 115 guardas municipais efetivo reduzido no dia seguinte. Na sequência, outras nove foram instaladas em Curitiba cinco das quais na Cidade Industrial de Curitiba.
No interior, por enquanto, foram só duas unidades: Cascavel e Londrina. O número está bem aquém do prometido na época da instalação da UPS Uberaba 20 a 25 municípios paranaenses atendidos com as UPSs. As próximas unidades, segundo a Sesp, serão instaladas nas regiões de Maringá e Foz, mas ainda não há qualquer informação de quando isso ocorrerá.
Tortura, nunca mais
Embora cercada de grande expectativa em relação à redução da criminalidade, a instalação da UPS Uberaba também foi marcada por uma denúncia de tortura policial contra o servente de pedreiro Ismael Ferreira da Conceição, na época com 19 anos. O caso teria acontecido após o rapaz ser confundido com um assaltante.
Segundo o advogado Ivan Luiz Camargo dos Santos, que representa Ismael no processo que investiga a denúncia, o caso ainda está longe de um desfecho. A ação criminal está em análise na PIC (Promotoria de Investigações Criminais) e o inquérito militar está com o promotor da Vara de Auditoria da Justiça Militar Estadual, que ainda precisa ouvir testemunhas. Quanto a Ismael, ele informou que o rapaz voltou a morar com a família em Piraquara e que, depois de alguns meses parado, conseguiu voltar a trabalhar.
Merenda com toque francês
O chef francês Roland Villard criou 20 sugestões de receitas especiais que deverão ser incorporadas aos cardápios de algumas escolas públicas e particulares de São Paulo. A ação é desenvolvida dentro do programa "Meu Pratinho Saudável" e visa estimular as crianças a comer de forma adequada. Entre as receitas sugeridas há a "campo de futebol", que tem como base peixe branco, couve, feijão e arroz; e "exército vermelho", feito com morangos, kiwis, melão, maçã e laranjas. Só resta saber se as escolas terão os ingredientes para preparar os pratos.
Corrida de casais
A décima segunda Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher, que será realizada pela Associação Procorrer de Incentivo ao Esporte no próximo dia 3, terá um diferencial: a modalidade para casais, em que homem e mulher devem permanecer amarrados durante o percurso. A competição será promovida em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Mais informações pelo telefone 3232 5649 ou pelo site www.procorrer.org.br.
Velocidade é o que conta
No próximo fim de semana, será aberto o Campeonato Sul-Brasileiro e Paranaense de Velocross. A abertura ocorrerá no Parque Esportivo Maximiano Pfeffer, em Rio Negro. No Velocross os pilotos utilizam motos Trial ou Off-Road, mas não há obstáculos nas provas. O que conta é a velocidade. O dinheiro arrecadado com o evento será destinado ao Hospital Bom Jesus, de Rio Negro.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora