| Foto: Divulgação/ Urbs
CARREGANDO :)

Em parte das obras para implantação da linha de ônibus Ligeirão Norte, que vai ligar o Terminal Santa Cândida à estação Bento Viana (perto da Praça do Japão), o desalinhamento da estação-tubo Maria Clara (foto) não foi feito da forma ideal para o funcionamento da linha expressa. Explica-se: o objetivo do novo sistema é reduzir o tempo de viagem. Os veículos da linha vão utilizar as canaletas exclusivas para ônibus, mas terão menos pontos de parada. Para que o Ligeirão chegue mais rápido, as várias estações existentes no trecho, com um tubo em cada sentido, estão sendo desalinhadas para que deixem de ficar frente a frente. Essa medida permitirá o alargamento da canaleta em alguns pontos, por onde os Ligeirões poderão ultrapassar ônibus que eventualmente estiverem parados nas estações. Passageiro reclama, no entanto, que a via em frente à estação Maria Clara, no sentido Praça do Japão, não foi alargada suficientemente para formar a faixa central, por onde os Ligeirões poderiam fazer a ultrapassem. A via ficou fechada de abril a setembro de 2013 para reforma.

Desalinhado 2

Publicidade

De acordo com a assessoria de imprensa da Urbs, responsável pelo transporte público em Curitiba, as obras foram feitas em conformidade com o planejado. "O desalinhamento (quando a estação deixa de ficar frente a frente) permite que no espaço ocupado por uma das estações seja aberta a faixa de ultrapassagem. O desalinhamento já foi feito em todo o trecho entre o Terminal Santa Cândida e o final da canaleta da Sete de Setembro, todo ele de acordo com o projeto e permitindo a ultrapassagem dos biarticulados." Apesar da avaliação da Urbs, uma comparação com as obras de desalinhamento da estação-tubo Getúlio Vargas, na Avenida Marechal Floriano Peixoto (foto 2), mostra que a alteração na Maria Clara poderia ter sido mais eficaz. Na Marechal há três faixas de circulação ao lado da estação – uma para o "ônibus convencional" que vai para o Centro, outra para o coletivo que segue em sentido contrário e uma para o Ligeirão, que tem passagem livre pela faixa central.

Procon para jovens

Começaram nesta segunda-feira as inscrições para o curso de direitos do consumidor para jovens promovido pelo Procon-PR. Os interessados podem se inscrever até sexta-feira, pelo link "Curso para Jovem Consumidor", no site do Procon (www.procon.pr.gov.br). As aulas, gratuitas, serão ofertadas pela internet. Não há limite de idade para os estudantes. Os módulos trarão temas variados, como saúde e higiene, ensino particular, internet e redes sociais, educação financeira e consumo sustentável.

Carnaval 1

A coluna perguntou ontem em qual rua ou avenida os leitores gostariam de ver o desfile das escolas de samba de Curitiba em 2014. A maior parte deles considera que o carnaval não combina com a capital paranaense e que a festa deveria ser cancelada. "O carnaval de Curitiba deveria ser mandado par o espaço sideral, rumo à estrela Vega! Assim, todos ficariam felizes. A cidade poderia investir num evento paralelo, que não lembre em nada a folia carnavalesca. Milhões de brasileiros simplesmente odeiam carnaval. Por que não explorar esse rico filão turisticamente, trazendo-os para cá?", sugere Luiz Schuwinski.

Publicidade

Carnaval 2

Para Jakson Bottcher Argenta, é preciso levar em conta as centenas de pessoas que gostam da folia e que todos os anos acompanham os desfiles. "Sempre me surpreendo com a grande quantidade de pessoas que curtem este evento. Acho que dá para emplacar para os turistas como uma cidade pacata neste período, e também fazer uma pequena festa e agradar àqueles que gostam. Local? Central e bem acessível", opina.

Colaborou: Fabiano Klostermann

Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.