Na próxima segunda-feira, 22 de setembro, comemora-se o Dia Mundial sem Carro, um convite às pessoas para que busquem, ao menos nessa data, outras formas de locomoção e reflitam sobre o excesso de automóveis no trânsito. Em cidades do mundo todo, são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades. Na capital paranaense (com certeza, não só nela), com as ruas cada vez mais congestionadas, os carros passaram a invadir aquele espaço logo ao lado, conhecido como "calçada". No sábado mostramos que as calçadas recém-construídas na Rua São Francisco estão rachadas e afundadas por causa do peso dos caminhões e carros que estacionam sobre elas. Em outros pontos de Curitiba, normalmente perto de restaurantes e bares, também é comum ver automóveis parados onde não devem (foto).
... nas calçadas
Indignado com a situação, o jornalista Rafael Moro Martins, de 40 anos, resolveu fotografar alguns casos de invasão dos passeios. De dois meses para cá, ele fez algumas imagens e as compartilhou no Facebook. "Parece haver uma lógica de que não podemos atrapalhar o fluxo dos carros de forma nenhuma. Se não há lugar para parar na rua, vamos subir na calçada", reclama. Ele sugere que o dia 22 de setembro se torne, pelo menos, o Dia Mundial sem Carros nas Calçadas.
Mais Médicos
Uma clínica particular de Uberlândia (Minas Gerais) terá de pagar multa de R$ 15 mil a cada recusa de exame prescrito por profissional estrangeiro do programa federal Mais Médicos. A decisão foi obtida pela Advocacia-Geral da União (AGU) na última quinta-feira, em uma ação contra a unidade médica, que se negou a realizar ultrassonografia indicada por um profissional cubano. De acordo com relatos da paciente, ela foi à clínica particular no dia 29 de julho, para realizar um ultrassom obstétrico agendado havia um mês. No local, foi informada de que a unidade não faria o exame, pois o pedido partira de um médico cubano e o proprietário não aceitaria esse tipo de solicitação.
Ninguém
Na semana passada, reuniram-se em São Paulo 47 representantes de secretarias de Educação de estados e municípios de todas as regiões do país. Eles foram ao encontro promovido pelo Instituto Ayrton Senna sobre desenvolvimento de competências socioemocionais nas redes públicas de educação. Em resumo, o assunto se refere à constatação de que crianças emocionalmente equilibradas aprendem melhor. O tema, debatido há cerca de um ano pelo Conselho Nacional de Educação, deve ganhar diretrizes nacionais até dezembro deste ano. Ninguém do Paraná compareceu. Nem de municípios nem do governo do estado.
Indústria e academia
Amanhã e na quarta-feira será realizada em Curitiba a feira Inovatec Brasil 2014, cujo objetivo é promover a interação entre a indústria e as instituições de ensino superior em projetos de inovação tecnológica. O evento é organizado pela PUCPR, UTFPR, UFPR, Unioeste, Unicentro, UEPG, UEL, UEM, UENP e pelo Tecpar, assim como pelo Sistema Fiep e pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). As instituições vão apresentar os projetos desenvolvidos por seus pesquisadores. Será na Avenida Comendador Franco, 1.341, no bairro Jardim Botânico.
Colaborou: Jônatas Dias Lima
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora