Aqueles dias de junho foram históricos, todos já sabem. Prova disso, além de toda a repercussão das manifestações que chacoalharam o país, são as fotos daqueles eventos inéditos. Muitas foram parar nas primeiras páginas de jornais e revistas. Outras tantas em blogs e sites. Mas algumas delas você só vê na exposição Curitiba Protesta, em cartaz no Memorial de Curitiba. São cliques de 12 fotógrafos, cinco deles da Gazeta do Povo. A mostra coletiva é uma coletânea de olhares aguçados de profissionais da fotografia sobre as manifestações na capital. Ela segue no Memorial até o dia 3 de novembro.
Por falar em protesto...
O Movimento Passe Livre voltou às ruas de Curitiba na última quarta-feira para cobrar a redução da tarifa de ônibus na cidade. Mas somente cinco pessoas compareceram ao ato, na Boca Maldita. Com o baixo quórum, o possível protesto virou uma panfletagem para convocar participantes para uma próxima manifestação, esta no dia 22.
Dicas da vovó 1
Uma nova campanha educativa de trânsito da prefeitura de Curitiba está sendo veiculada desde ontem. Em um dos vídeos, a vovó Gertrudes, dirigindo um Fusquinha, vive situações e problemas cotidianos, tanto de motoristas quanto de pedestres. Bem-humorado, o material faz parte do programa Trânsito Seguro, que tem como meta diminuir em 12% o número de mortes no trânsito da cidade nos próximos quatro anos.
Dicas da vovó 2 (foto 2)
Talvez fosse o caso também de se pensar em uma campanha para acalmar os nervos dos motoristas curitibanos. Ontem mesmo, na esquina da Marechal Floriano com a Marechal Deodoro, no Centro da cidade, o motorista de um caminhão e outro, de um Celta, quase se engalfinharam por causa de um manobra malfeita. Depois de arrancar suas carangas, seguiram trocando farpas e ameaçando jogar um veículo contra o outro. Isso até encontrarem uma viatura da polícia militar. Vovó Gertrudes, por acaso, teria chá de camomila?
Caso raro
A notícia é tão triste quanto surpreendente: um motorista atropelou um homem no Contorno Sul, no último domingo. Logo depois do acidente, o condutor saiu do carro, transtornado, para procurar o corpo da vítima. Não encontrou. A Polícia também informou que não havia recebido qualquer notificação sobre o atropelamento. O motorista voltou ao local do ocorrido no dia seguinte e procurou a vítima. Até achar. Luiz dos Santos, 65 anos, foi sepultado em São José dos Pinhais. O motorista foi indiciado, mas ao menos está com a cabeça em paz.
Ame ou odeie
O inconfundível, polêmico e por vezes atarantado Arnaldo Jabor irá participar do 6º Fórum Global de Liderança em Curitiba, no dia 5 de setembro, às 21h50, no Estação Business School. O escritor, cineasta e jornalista da Rede Globo e da CBN vai palestrar sobre "Perspectivas do Brasil Contemporâneo". Espera-se, com o estilo Jabor, capaz de embarafustar até as cabeças mais esclarecidas.
Colaborou Marleth Silva.