Mulher no volante é perigo constante? Para alguns chineses parece que sim. Um shopping center no Norte do país oferece uma ala de estacionamento exclusiva para mulheres, com o objetivo de atender ao que o estabelecimento chama de "senso diferente de distância". As vagas são maiores do que as tradicionais, permitindo mais espaço para as manobras, e os espaços têm iluminação reforçada. O estereótipo não para por aí. As paredes do estacionamento são todas trabalhadas no cor-de-rosa, para dar mais feminilidade ao lugar. Segundo a BBC Brasil, o estacionamento fica no shopping Wanxiang Tiancheng, na cidade de Shijiazhuang, província de Hebei.
Triste realidade
Na Índia, colocar apenas mulheres no volante é a estratégia de uma pequena companhia de táxis da capital do país, Nova Déli. Segundo matéria da BBC Brasil, a empresa Táxis de Mulheres para Mulheres "se tornou mais popular após o estupro coletivo de uma estudante em um ônibus da cidade em dezembro passado, em um caso que causou comoção e revolta no país e no mundo".
Muitas mulheres em Nova Déli dizem enfrentar assédio cotidianamente, especialmente no transporte público.
Mar de gente
Uma usuária do sistema de ônibus de Curitiba mandou para a coluna o flagrante que fez da fila na estação-tubo da Rua Coronel Dulcídio (foto). Segundo ela, a situação perto das 18 horas é caótica e o problema começou há pouco mais de um mês, quando os tubos da Rua Bento Vianna e da Praça Oswaldo Cruz foram desativados para a realização de obras. Com isso, os passageiros passaram a se concentrar naquela estação. A usuária conta que muitos ônibus vão embora vazios porque não esperam os passageiros. "Às vezes tem fiscal de trânsito segurando os ônibus para eles ficarem um pouco mais no tubo, para pegarem mais passageiros. Eles acabam pegando só quatro ou cinco pessoas, porque não são todos os passageiros que querem tomar o mesmo ônibus e ali passam várias linhas", reclama.
Flamenco en la Calle!
No dia 21 de setembro, um sábado, será realizada uma intervenção urbana de dança flamenca em Curitiba. Haverá exposições fotográficas e de figurinos, apresentações de música e espetáculos de dança. Toda a programação será gratuita e aberta ao público. O evento vai começar às 15 horas, na Casa Hoffmann (Rua Claudino dos Santos, 58, no Largo da Ordem). Também está previsto um flashmob de dança flamenca. Saiba mais em: http://bitly.com/olecuritiba
Panificação
O supermercado Condor, em parceria com a Faculdade Bagozzi, promove cursos gratuitos profissionalizantes nas áreas de padaria, confeitaria e cozinha. As vagas são limitadas e os interessados, que devem ter mais de 18 anos, precisam fazer uma pré-inscrição no Condor Pinheirinho (Avenida Winston Churchill, 2.222), entre hoje e quarta-feira, das 8 às 17 horas. Mais informações: 3212-2035.
24 quadros por segundo
"Às vezes me pergunto quantas crianças a gente ainda vai perder para o tráfico para um playboy poder enrolar um baseado."
A frase foi dita pelo personagem Capitão Nascimento, no filme Tropa de Elite.