Assim que os bancos voltaram a funcionar depois da greve, na última segunda-feira, uma situação chamou a atenção de quem estava na agência do HSBC no Bairro Ahú, em Curitiba. Já era pouco mais de 16 horas, horário do fechamento do banco, mas várias pessoas aguardavam o chamado de suas senhas para serem atendidas. Foi quando um menino de cerca de 10 anos passou pela porta giratória e foi para o lado de fora da agência para atender o celular. Um minuto depois, quando tentou retornar para junto de sua mãe, ele percebeu que a porta estava travada no sentido da entrada. A agente de segurança do local, que presenciou de perto toda a cena, não atendeu aos pedidos da mãe do garoto para deixá-lo entrar novamente. A criança teve de ficar sozinha do lado de fora por 15 minutos, até sua mãe ser atendida e ir embora.
Plantio de postes 1
Nesta segunda-feira, mostramos que a Copel pretende substituir araucárias por superpostes no bairro São Lourenço, em Curitiba. A companhia aguarda licenciamento ambiental para a obra e elabora, em parceria com a empreiteira que fará a linha de subtransmissão Pilarzinho-Bom Retiro, um plano de compensação ambiental que será entregue à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O assunto ganhou grande repercussão no Facebook da Gazeta, com mais de 240 compartilhamentos e 100 comentários. A maior parte dos leitores critica a possível retirada das árvores e alguns deles sugerem a instalação de uma rede subterrânea, o que pouparia os pinheiros. Outros pedem para que a Promotoria de Proteção do Meio Ambiente se posicione.
Plantio de postes 2
A pedido dos leitores, a coluna procurou ontem o Ministério Público do Paraná. Por meio da assessoria de imprensa, o órgão informou que, mesmo considerada uma espécie em risco de extinção, a araucária não está imune ao corte. Cabe à Secretaria Municipal de Meio Ambiente autorizar a retirada, em caso de interesse público, ou sugerir estudos e alternativas ao corte. O MP disse ainda que pode intervir caso receba alguma denúncia formal de irregularidades cometidas pela empreiteira responsável pela obra.
Correção
No último domingo, a coluna errou ao dizer que o Barreado Solidário da Casa da Criança Francisco de Assis, em Curitiba, seria realizado no dia 14 de outubro. Na realidade o evento será neste domingo, dia 20, das 12 às 14 horas, na Rua Pref. Ângelo Lopes, 1.260, Alto da XV. O almoço custa R$ 35 por pessoa. Bebidas e sobremesas são pagas à parte e quem preferir pode pedir para viagem. O valor arrecadado será destinado integralmente à Casa da Criança. Mais informações: (41) 3264-2167.
Feira de cursos
Começa hoje em todo o país o evento Mundo Senai, cujo objetivo é apresentar os cursos de formação profissional oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. No Paraná, a previsão é receber mais de 45 mil pessoas nas 44 unidades do Senai. Durante três dias, haverá palestras, minicursos, visitas orientadas e exposições. Em Curitiba, a unidade do bairro Boqueirão oferece ainda uma exposição de carros tunados e de carros antigos, fruto de uma parceria com o Clube Curitiba Roadsters. A mostra inclui informações sobre a cultura, história e conservação dos veículos.
24 quadros por segundo
"Alguém tem de proteger essa família do homem que protege essa família."
As aspas foram ditas pela personagem Skyler White, da série de tevê Breaking Bad. O seriado conta a história de Walter White, um professor de Química que, ao descobrir que tem câncer, começa a produzir metanfetamina para vender e assim juntar dinheiro para sua família.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora