A prática de se desfazer de bens usados transformou-se em um grande movimento na internet como a coluna já mostrou algumas vezes. Em uma rápida pesquisa no Facebook, é possível perceber uma grande quantidade de páginas e grupos voltados à venda e troca de usados. Roupas, sapatos, acessórios e móveis são apenas algumas das muitas categorias de produtos ofertados. A regra é fazer a mercadoria girar. Um bom negócio tanto para quem quer esvaziar o guarda-roupa e ganhar um dinheiro extra quanto para quem gosta de garimpar no mercado de usados.
Ponto de encontro
Josué Teixeira/Gazeta do Povo
Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, dezenas de "desapegados" vendem suas mercadorias no Facebook e entregam os produtos em um ponto da cidade: o terminal central. O encontro, que começou como forma de facilitar a vida dos vendedores e compradores, ganhou corpo e se transformou num grande aglomerado de pessoas. Não tem dia certo, mas às segundas-feiras o grupo sempre está lá. Com bolsas e sacolas, mulheres se encontram dentro e fora do terminal. Para achar a cliente, gritam pelo nome. A mercadoria muitas vezes é atravessada pelas frestas da tela de proteção. No local, as pessoas conversam, vendem e (porque não?), fazem amizades. São os laços promovidos pela rede.
Superconectados
O escritor Sidnei Oliveira faz palestra hoje, no auditório azul da Universidade Positivo, em Curitiba, com o tema "Conectados, mas muito distraídos", título de seu último livro. Será às 21 h. Ele falará sobre conflito de gerações no mercado de trabalho e como lidar com as diferenças na empresa. Sidnei é autor da série "Geração Y" e colunista da Revista Exame. "O jovem de hoje é bastante ambicioso, no entanto, por ter sido muito preservado, cuidado e protegido, acabou desenvolvendo uma fragilidade comportamental para frustrações. Além disso, ele compõe a geração mais conectada da história, porém está distraído", explica. Os ingressos custam R$ 90 e podem ser adquiridos pelo Disk-Ingressos: 3315-0808.
Guarda Mirim
Divulgação
A Guarda Mirim do Paraná completou no último sábado 51 anos de fundação. Criada em 6 de setembro de 1963, ela oferece educação e cursos profissionalizantes a adolescentes de 14 a 18 anos, que moram em Curitiba e Região Metropolitana e vivem em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, 508 alunos participam do programa de aprendizagem. Destes, 85 já encerraram as atividades do curso e participarão da formatura, que será nesta quinta, no Centro de Convenções de Curitiba, a partir das 19h30.
Seminário Nacional de Surdos
Nos dias 26 e 27 de setembro, a UFPR, por meio de seu Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne), promove o III Seminário Nacional de Surdos da UFPR. O evento, realizado a cada dois anos, por ocasião da comemoração pelo Dia Nacional do Surdo (26 de setembro), busca avaliar os impactos dos 12 anos da aprovação da Lei de Libras (Língua Brasileira de Sinais), no Brasil, em 2002. A programação inclui palestras, mesas-redondas e minicursos voltados a temas como educação, arte surda, trabalho e tecnologias. As inscrições para o evento podem ser feitas até 15 de setembro, às 18 horas, pelo endereço http://migre.me/loSqc. As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião