A necessidade da fixação de um limite para o número de cursos de reciclagem a que os motoristas deveriam ter direito foi consenso entre os leitores que participaram da enquete de ontem da coluna. A pergunta foi feita diante da informação de que três motoristas do Paraná já fizeram o curso no Detran por 11 vezes e do relato de uma instrutora de que alguns "infratores reincidentes" deixam claro não ter a intenção de mudar.
Maior tempo de suspensão da CNH a cada nova reciclagem, cancelamento definitivo do direito de dirigir, estabelecimento de pena alternativa (a partir de um determinado número de suspensões) e cobrança de preço maior a cada curso foram algumas das sugestões apresentadas.
Houve também quem sugeriu melhorias no processo de reciclagem, inclusão no curso de visitas ao Instituto Médico-Legal (na ala dos acidentados) e trabalho voluntário em hospitais especializados no atendimento à trauma. Outra sugestão foi que os infratores fossem obrigados a refazer todo o processo de habilitação.
Não faltaram ainda leitores que levantaram a suspeita de que esses motoristas sejam "infratores profissionais", que recebem dinheiro para assumir as multas de outras pessoas.
Parkinson
300 mil pessoas convivem com o Mal de Parkinson no Brasil. E o diagnóstico precoce pode contribuir para a qualidade de vida dos pacientes. Para falar sobre o assunto, a campanha Viva Bem com Parkinson estará em Curitiba hoje. A ação, que inclui apresentação de dança sênior com pacientes parkinsonianos e tira-dúvidas com médicos, será no Shopping Novo Batel, das 11h30 às 16 horas.
Cena comum
Nos fins de tarde, é comum encontrar nos bairros onde há grande concentração de prédios especialmente nos arredores do anel central pessoas caminhando com seus cães.
Cena rara
Entre essas pessoas, entretanto, é raro encontrar quem carregue sacolas para recolher os dejetos deixados pelos cães. Lamentável!
Memória curta?
O Instituto de Neurologia de Curitiba promove no próximo sábado, das 9 às 16 horas, uma campanha de esclarecimento sobre a memória, na Praça da Espanha. A população será orientada por médicos e psicólogos sobre como identificar problemas de memória. Será aplicado um questionário de autoavaliação e distribuído material de orientação.
Esquizofrenia e bipolaridade
Também neste sábado, a partir das 14 horas, haverá a reunião mensal da Associação Paranaense dos Familiares e Amigos dos Portadores de Esquizofrenia (Apafape). Na ocasião, o psiquiatra Hamilton Grabowski convocará os pacientes interessados em participar de uma pesquisa sobre novos tratamentos para esquizofrenia, depressão e transtorno bipolar. A sede da Apafape fica na Rua Desembargador Westphalen, 1.327.