Ser obrigado a fazer o curso de reciclagem do Detran é algo que pode acontecer com muita gente. Na verdade, um número cada vez maior de motoristas tem passado por essa situação no Paraná: em 2010 foram 23.423, número que passou para 50.541 em 2011 (elevação de 116%) e 62.056 em 2012 (aumento de 23%). O curioso é fazer o mesmo curso ONZE vezes.
Segundo o Detran, três motoristas paranaenses já passaram 11 vezes pelo curso de reciclagem duas mulheres e um homem, todos com mais de 50 anos e residentes em Curitiba. E não são casos isolados: há outros dez motoristas que fizeram entre sete e dez vezes o curso.
Alguns desses motoristas são o que os instrutores chamam de "infratores crônicos". Uma instrutora conta que deu aulas para um motorista (na faixa dos 40 anos) que estava em sua quinta reciclagem. "Para ele, tudo era festa. Na hora de se apresentar para a turma, ele contou que estava lá pela quinta vez como se fosse uma grande façanha. E deixou claro que não pretendia mudar."
Para a instrutora, em casos crônicos, o Código de Trânsito deveria prever uma punição mais severa que a simples suspensão temporária da habilitação e a reciclagem. "Há casos em que a pessoa deveria perder a carteira definitivamente", defende. E você, que punição sugere para os motoristas que nunca aprendem? Escreva para entrelinhas@gazetadopovo.com.br e envie sua sugestão. As mais criativas e recorrentes serão publicadas na coluna de amanhã.
Grande Gaúcho
O vereador Pedro Paulo apresentou uma proposição para que algum logradouro público de Curitiba ainda não nominado receba o nome do jornalista Cláudio Feldens, que por anos 20 anos trabalhou na Gazeta do Povo, boa parte como titular desta coluna. O Gaúcho, como era carinhosamente chamado pelos colegas, faleceu em novembro passado, aos 55 anos. A proposta está sendo avaliada pelas comissões da Câmara e deve ir para votação em plenário na próxima semana.
Feirão de livros
Até amanhã prossegue no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná o 4º Feirão de Livros, organizado pela editora da instituição. Obras de várias editoras estarão sendo vendidas com 50% de desconto. A feira permanece aberta entre 9 e 20 horas.
Declare certo
Os contribuintes que têm dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2013 poderão receber orientação gratuita na sexta-feira, das 9 às 17 horas, na Boca Maldita. A ação faz parte da Campanha "Declare Certo!", organizada pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Paraná.
Campanha no Juvevê
Não é somente no Centro de Curitiba que o crescimento de moradores de rua preocupa. No Juvevê, o problema foi assunto de reunião do Conselho de Segurança, diante das reclamações de moradores e comerciantes sobre o número crescente de mendigos, pedintes e guardadores de carros nas ruas do bairro. O Conseg procurou a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Fundação de Ação Social, o Resgate Social e o Conselho Tutelar e foi orientado a iniciar uma campanha para estimular a população a não dar esmolas, já que essa atitude estimula a permanência dos pedintes na região.
Para não deixar de ajudar, a sugestão é entregar as doações em instituições de caridade.