| Foto: Reprodução/ Facebook

O projeto curitibano de troca de livros Circulê, citado pela coluna no dia 29 de março, foi uma das 12 iniciativas do Brasil consideradas mais inspiradoras pelo portal Imagination for People, plataforma on-line que reúne exemplos de inovação social em 75 países. A lista, divulgada na última quinta-feira, também inclui, por exemplo, o site de financiamento coletivo Catarse, lançado em 2011 e que já conseguiu viabilizar mais de 500 projetos criativos a partir da colaboração direta de pessoas que se identificam com eles. Para relembrar: o Circulê tem oito pontos de apoio em Curitiba, nos quais é possível pegar um livro e deixar outro. Mas nem pense em levar aquela obra empoeirada que não tem mais significado para você. O objetivo da rede é que as pessoas doem uma publicação que as marcou profundamente, e que justamente por isso mereça ser compartilhada. O livro também deve trazer uma dedicatória. Veja mais em: http://bitly.com/QLQtN4

CARREGANDO :)

País de contradições

Na mesma postagem em que lista as iniciativas inspiradoras, o portal Imagination for People lembra que o Brasil é um país cheio de contradições, onde 70 milhões de pessoas têm acesso à internet e possuem um smartphone, enquanto 16 milhões ainda vivem na extrema pobreza. Ressalta ainda que os brasileiros entendem bem a condição do país e estão sempre tentando mostrar ao resto do mundo que são motivados, criativos e se importam com o bem-estar da população. Você pode ver a relação de projetos em: bitly.com/1jLfJNu

Publicidade

Moda acessível

A rede de supermercados Condor promoverá neste domingo, às 16 horas, um desfile de moda na unidade da Rua Nilo Peçanha, no bairro Centro Cívico, em Curitiba. O objetivo é apresentar a coleção outono/inverno da rede e mostrar aos consumidores que é possível andar na moda com economia. A ação contará com a presença da blogueira de moda Adriana Nakamura (eunãotenhoroupa.com), que prestará uma breve consultoria para os clientes interessados.

Braço morto, dinheiro vivo

Em Ponta Grossa (Campos Gerais), algumas cédulas e moedas, no valor total de R$ 50, foram furtadas de uma obra de arte que representa, ironicamente, a avareza. A peça, formada pelo braço real de um cadáver rodeado de dinheiro (foto), integra a exposição "Do Sagrado ao Profano", do artista visual Daniel Masetto. A obra também é formada por dinheiro antigo, mas só foram levadas as notas e moedas em Real. Como o Centro de Cultura da cidade não tem circuito de câmeras, o furto não foi registrado e ainda não se conhece o autor. "Não foi só um furto. Foi um dano a uma obra de arte", lamenta o artista. Um pen drive com a trilha sonora da exposição também foi levado. Como medida de segurança, um funcionário da Fundação de Cultura foi designado para cuidar exclusivamente da mostra.

Publicidade

Feiras de Páscoa

Quem quer adiantar a compra das lembranças pode aproveitar o fim de semana para visitar as feiras especiais de Páscoa montadas nas praças Osório e Santos Andrade, no Centro. As duas feiras funcionarão até 19 de abril, com produtos artesanais típicos desse período, como ovos de chocolate, bombons, cestinhas e utensílios de decoração. As feiras de Páscoa ocorrem desde 1992 em Curitiba, são administradas pelo Instituto Municipal de Turismo e fazem parte do calendário oficial de eventos da cidade. Na Praça Osório, as barracas ficarão montadas das 14 às 19 horas. Já na Santos Andrade as vendas vão das 10 às 21 horas.

Colaborou: Derek Kubaski

Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

Publicidade