A coluna Entrelinhas já mostrou vários exemplos de como as redes sociais e os recursos do Google têm sido utilizados para promover mobilizações e iniciativas inovadoras. Hoje trazemos mais um caso. Ciclistas de Curitiba criaram na plataforma Google Maps um mapa colaborativo que mostra os locais da cidade em que bikes foram furtadas (ou roubadas mesmo). Há uma descrição do que ocorreu e das características da bicicleta, além de fotos da magrela, até para ver se alguém identifica a bike nas ruas. O mapa foi ao ar em dezembro de 2012 e já tem dezenas de participações. As próprias vítimas informam as ocorrências. Algo bem simples, mas que pode mesmo ajudar. Veja em bitly.com/bikesroubadas.
Áreas de risco
No mapa há ícones que identificam se a bike foi levada em assalto à mão armada, furtada em espaços públicos ou dentro de uma residência, por exemplo. Com base nas informações deixadas na página, já foi possível identificar áreas com alta incidência de furtos, entre elas o câmpus Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Jardim Botânico de Curitiba. Há também exemplos de ciclovias onde costumam ocorrer assaltos agressivos. Um outro grupo, no Facebook, tem iniciativa parecida (facebook.com/AlertaDeBikesRoubadasCuritiba).
Saudade ou nostalgia?
Na coluna de ontem dissemos ser corrente a ideia de que a palavra "saudade" só existe em português e galego. Por e-mail, a leitora Ludmila Cabrita conta que se surpreendeu com a afirmação, segundo ela, "folclórica". "Com o pouco que sei de espanhol, conheço o termo para saudade: nostalgia", diz. Para tirar a dúvida, a coluna entrou em contato com Jaime Marinero, fundador do curso particular de espanhol Hispano e professor em vários pré-vestibulares de Curitiba. Segundo ele, há uma série de sentimentos expressos no termo "saudade" que a palavra "nostalgia" em espanhol não abrange. Em português, "nostalgia" é algo mais específico; refere-se à saudade da terra natal ou ao desejo de se voltar ao passado. São as sutilezas da língua!
"Outdoor vivo"
Circula pelo Facebook a foto de um "outdoor vivo" no cruzamento da Avenida Sete de Setembro com a Rua Bento Viana, a 100 metros da Praça do Japão, em Curitiba. Para quem ficou curioso com a cena, a coluna explica: trata-se de uma campanha da Porto Seguro para divulgar o seu consórcio imobiliário. Uma atriz interage com o público que está parado no trânsito, interpretando o papel de sogra: "Quer sair da casa dela?", diz o slogan da campanha. A ação vai até 15 de setembro, em três horários: das 7 às 9 horas; das 11h30 às 13h30; e das 17 às 19 horas.
24 quadros por segundo
"Você tem de se motivar com desafios. É assim que você sabe que ainda está vivo. Uma vez que você começa a fazer apenas o que já provou que consegue, está a caminho da morte."
A frase foi dita por Jerry Seinfeld, na série de televisão Seinfeld.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora