Para buscar reduzir os altos índices de violência, o presidente uruguaio, José "Pepe" Mujica, lançou uma campanha que propõe a troca de armas de fogo por bicicletas ou computadores.
O governo diz que a troca se dá entre uma arma que mata por outra que produz conhecimento, no caso do computador, ou uma que proporciona relaxamento, exercício ou trabalho, como a bicicleta.
O Ministério do Interior uruguaio estima que meio milhão de armas estejam nas mãos da população civil de forma irregular e outras 450 mil são registradas. Em uma população de 3,2 milhões de habitantes, isso significa que um em cada três uruguaios está armado.
Mais exercícios, mais saúde
O exercício físico entrou, por força de lei, no rol de diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) como fatores determinantes e condicionantes da saúde. A alteração na legislação foi sancionada ontem pela Presidência da República e permite a possibilidade de financiamento para o setor. Antes da inclusão da atividade física, a lei estabelecia como fatores determinantes e condicionantes da saúde, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.
Feirinha na Osório (foto 1)
Os curitibanos têm mais uma opção para compras e alimentação, bem no coração da cidade. A Feirinha da Primavera e da Criança começou ontem, na Praça Osório, e vai até o dia 12 de outubro. As barraquinhas oferecem grande variedade de opções em objetos de decoração, arranjos, bonecas de pano, bordados e jogos educativos. Além da praça de alimentação, com pratos tradicionais da culinária típica das etnias formadoras da cidade e do estado do Paraná.
Encontro com a autoestima
O Centro de Oncologia do Paraná promove nesta sexta-feira a campanha "Autoestima a melhor escolha contra o câncer de mama". A realização é destinada às mulheres que estão em tratamento contra a doença no próprio centro e propicia o encontro de pacientes e ex-pacientes para troca de experiências por meio de palestras e atividades que buscam valorizar a vaidade e estimular a autoconfiança.
Desde 2009, a iniciativa já impactou mais de 2 mil mulheres em todo o país, auxiliando-as a superar as dificuldades durante o tratamento oncológico. Para participar, basta retirar um convite no Centro de Oncologia do Paraná ou fazer a inscrição pelo e-mail: enfermagem@centrodeoncologia.com. Mais informações pelo fone 3083-0899.
Campanha contra o tráfico de animais (foto 2)
O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) lançou ontem a Campanha de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens. Com duração de um ano, a campanha será iniciada em diversas capitais brasileiras com o "Dia de Conscientização", no domingo, dia 29/9. No Paraná, a ação ocorrerá no Zoológico de Curitiba, das 9 h às 14h30.
O objetivo da campanha é conscientizar e engajar a sociedade como aliada no combate ao tráfico de animais, considerada a terceira maior atividade clandestina no mundo, que movimenta cerca de R$ 2,5 bilhões por ano no Brasil. Segundo o Conselho, 38 milhões de animais são retirados da natureza todos os anos, e 90% deles morrem, antes mesmo de chegarem ao seu destino final. Mais informações sobre a campanha no hotsite www.cfmv.gov.br/traficodeanimais.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora