| Foto:
CARREGANDO :)

O quadro de homicídios no Paraná pode sofrer uma redução mais acentuada neste trimestre, caso o patamar alcançado em abril seja mantido. Nos primeiros três meses do ano, segundo balanço divulgado pela Secretaria da Segurança Pública na quarta-feira, a queda foi de 9,6% (744 mortes) em relação ao mesmo período do ano passado. Mas se abril for computado, conforme o secretário Cid Vasques, ela chega a 15%, passando de 1.085 para 922 assassinatos.

A diminuição mais acentuada se concentrou em Curitiba (23,7%) e região (27%). No interior a redução foi bem mais tímida: 4,2%. Essa tendência já vinha sendo observada no ano passado.

Publicidade

Agora, considerando apenas abril, o cenário é o mais animador dos últimos tempos: foram 162 homicídios no estado contra 262 no mesmo mês em 2012. A redução, portanto, atinge a marca de 38%. São Paulo também comemora a queda da taxa de mortes em abril. Após oito meses de alta, os assassinatos caíram 7,8% na capital paulista. O total de casos passou de 103 para 95.

Para que a taxa de homicídios continue em queda no Paraná, quais medidas você acredita que deveriam ser adotadas? Envie um e-mail para entrelinhas@gazetadopovo.com.br e dê a sua opinião.

4 milhões

de pessoas são esperadas para a 17.ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que está marcada para o próximo dia 2 de junho, na Avenida Paulista. Dezessete trios elétricos já estão confirmados para o ato, o maior no mundo no gênero.

Do tempo da vovó

Publicidade

As casas de "bolos caseiros" – que em São Paulo já são realidade há pelo menos dois anos – estão chegando também a Curitiba. A cidade conta com ao menos um estabelecimento que investe neste tipo de bolo (no Shopping Metropolitan). Nada de glacê, recheio e enfeites, a proposta é o bolo simples da vovó e vendido somente inteiro. A vantagem é que eles são menos calóricos dos que os incrementados e o gosto... bom isso depende do paladar de cada um.

Higiene canina

Está marcada para o próximo dia 28 a próxima edição do mutirão para limpeza dos cães da ONG Avan (fotos 1 e 2). Na primeira, realizada na quarta-feira, 60 cães receberam banho e tosa. A ideia é que nesta segunda edição um número maior de voluntários participe e que mais cães possam passar pela higienização. A ação é realizada por alunos e ex-alunos da Fac Pet Brasil, uma escola de banho e tosa de Curitiba.

Oficina literária

Até o próximo dia 5 permanecem abertas as inscrições para o curso do escritor gaúcho Ernani Ssó sobre o gênero infanto-juvenil. A oficina será realizada entre 12 e 14 de junho, na Biblioteca Pública do Paraná. Para se inscrever, é preciso enviar um breve currículo e um texto de ficção que recrie a história João e Maria, com no máximo duas laudas. O material deve ser enviado para o endereço oficina@bpp.pr.gov.br. Serão selecionados pelo autor 20 participantes. Informações pelo telefone (41) 3221-4974.

Publicidade

Colaborou: Raphael Marchiori