• Carregando...
 | Arquivo/ Gazeta do Povo/Marcelo Elias
| Foto: Arquivo/ Gazeta do Povo/Marcelo Elias

Praticantes do parkour – um tipo de atividade física para o desenvolvimento de habilidades de deslocamento (veja mais no link www.gazetadopovo.com.br/gaz/?p=55736) – ensaiaram ontem um movimento contra a Guarda Municipal. O motivo: na quarta-feira à noite, guardas municipais abordaram o grupo que treinava na Praça 29 de Março, nas Mercês, e anunciaram que eles não poderiam mais usar o espaço para tal finalidade.

O episódio deixou o grupo em alerta, já que a praça seria o único lugar adequado e gratuito de Curitiba para a prática do parkour. Durante os exercícios, é verdade, os traceurs (como ficaram conhecidos) precisam subir em muretas e barras, já que a prática exige a superação de obstáculos. Mas eles alegam que fazem isso na praça há quase dez anos e que nunca houve queixa de dano ao patrimônio público.

Os traceurs procuraram a prefeitura. Foram tranquilizados com a notícia de que o comandante da Guarda entrou em contato com os funcionários do posto da 29 de Março e autorizou a continuidade da prática do esporte naquele espaço.

A orientação aos grupos de traceurs é que, assim que chegarem à praça, avisem aos guardas que vão praticar parkour. Outra recomendação é para que os praticantes que usam o espaço façam, em conjunto, um documento oficializando que estão ali para fazer um esporte e que preservarão o patrimônio público.

Defensores públicos

De hoje até o dia 24, a Defensoria Pública da União realizará atendimentos jurídicos em vários pontos de Curitiba, visando ampliar o acesso à Justiça, em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública (19 de maio). Os atendimentos serão feitos em áreas como previdência social, educação, direitos coletivos, moradia, saúde e defesa penal. A programação completa pode ser conferida no site www.dpu.gov.br.

Marcha de Jesus

300 mil pessoas, segundo os organizadores, são esperadas para a Marcha de Jesus, que será realizada neste sábado, das 9 às 18 horas, em Curitiba. O grupo caminhará da Praça Santos Andrade até o Palácio Iguaçu, onde será feito um dia de oração e cantos. Aos participantes está sendo solicitada a doação de um litro de leite. Os produtos arrecadados serão destinados a entidades assistenciais.

Os incomodados

Quem não gosta nada, nada da manifestação religiosa são moradores do entorno da praça. Sempre que há algum ato público na região, eles sofrem com o barulho, motivo pelo qual reivindicam que Curitiba tenha outro espaço para esse tipo de atividade.

Mascote da Copa (foto 2)

Um enorme e inflável "Fuleco", o controverso tatu-bola que será mascote da Copa 2014, está exposto na Praça Rui Barbosa, despertando a curiosidade dos curitibanos. E jovens e crianças aproveitam para tirar fotos de recordação na frente do boneco. O mascote vai ficar no local até a próxima quarta-feira.

Arte na feira

Começa hoje em Curitiba a 32ª Feira Internacional de Artesanato. A abertura será às 15 horas, no Expo Renault Barigui. Quem for ao local vai encontrar acessórios, vestuário, decoração e produtos exóticos produzidos por artesãos de vários estados brasileiros e países. O evento prossegue até o dia 26. Mais informações www.artesanatodiretriz.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]