| Foto:

A imposição aos pais para que matriculem seus filhos na escola a partir dos 4 anos – e não mais aos 6 – virou a polêmica do momento. Mas, deixando de lado a discussão sobre se cabe ou não ao governo impor tal medida, não há como negar que é um avanço a obrigatoriedade da oferta de vagas mais cedo. Há um ponto na lei, porém, que deixa a desejar.

CARREGANDO :)

O inciso III do artigo 31 da Lei 12.796, publicada na semana passada, estabelece o "atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral".

Ocorre que a jornada de trabalho habitual no Brasil é de oito horas. Incluindo uma hora de almoço e – sendo otimista – mais uma para o deslocamento, os pais precisariam deixar os fillhos na escola por 10 horas.

Publicidade

Claro, a lei fala em atendimento mínimo e as creches podem atender os alunos por um período maior. Mas como no Brasil nem o que está na lei por vezes é cumprido, muitas prefeituras podem oferecer apenas o mínimo. Os prejudicados serão os pais que dependem das creches para trabalhar.

Obras empacadas

Indesculpável a demora na conclusão das obras de recapeamento das vias da canaleta de ônibus de Curitiba Norte-Sul (Santa Cândida-Pinheirinho). Há trechos em que a primeira etapa do serviço – retirada de camada do asfalto – foi feita no ano passado. A Avenida Paraná tem trechos nesta situação.

Acerola contra a gripe

Publicidade

Nutricionistas recomendam a ingestão diária de vitamina C para diminuir o risco de gripe. O consumo deve variar entre 45 e 70 miligramas. Para seguir a orientação, a ingestão de laranja não é único caminho natural. Segundo tabela elaborada pela Universidade Estadual de Campinas, o equivalente a 100 gramas de laranja tem 56,9 miligramas de vitamina C. Já a mesma quantidade de acerola (crua) tem 941,4. Outros alimentos ricos em vitamina C são o caju (219,3), o pimentão (de 100 a 201, dependendo da variedade) e a mexerica (112).

Museu precisa de apoio

O Museu de Witmarsum, em Palmeira, busca apoio para o projeto de revitalização. O espaço, que reúne peças, móveis, objetos, fotos e artigos que contam a história da imigração dos menonitas, colonizadores de origem russa-alemã que fundaram a colônia, será remodelado. Após a revitalização, a expectativa é que ele atraia mais turistas.

Festival do risoto

Está programado para os dias 25 e 26 de maio, no Museu Oscar Niemeyer, o Curitiba Risotto Festival. O evento pretende oferecer dezenas de preparos exclusivos de risoto. Mais informações no www.facebook.com/CuritibaRisottoFestival.

Publicidade