Leitor que foi almoçar com a família em Morretes, no Litoral do estado, ficou surpreso ao trafegar pela Estrada da Graciosa (PR-410). Segundo ele, que não passava pelo local há bastante tempo, as flores conhecidas como "beijinho", que emolduravam a estradinha e deixavam o passeio ainda mais bonito (foto), foram todas retiradas e substituídas por "tufos" de hortênsias. "As paredes de beijinhos sumiram dando lugar ao barro e a pedras. Para os visitantes que levei para o passeio foi um verdadeiro banho de água fria", conta. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná, responsável pela conservação da via, o que ocorreu foi a poda de uma espécie exótica de beijinho, que estava atrapalhando a visualização de placas. O DER negou que as plantas tenham sido substituídas por hortênsias.
Reutilização de projetos
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) emitiu um alerta à prefeitura de Maringá condenando a prática de utilização de um mesmo projeto de engenharia para várias obras. O alerta foi emitido após o Crea-PR tomar conhecimento de um procedimento licitatório aberto com o objetivo de contratar profissionais para a elaboração de projetos de construção de uma escola. O contrato prevê que a prefeitura pode construir outros estabelecimentos de ensino com o mesmo projeto vencedor da concorrência. O Crea, no entanto, alerta que é necessário ver as características de cada local, promovendo as mudanças necessárias, para que a obra tenha qualidade e segurança. O órgão ressalta ainda que os valores pagos aos profissionais também devem ser adaptados.
Halo solar
O leitor José Luís Ungaretti, fundador do Observatório Astronômico do Colégio Estadual do Paraná, entrou em contato com a coluna para complementar a explicação publicada ontem sobre o fenômeno visto na segunda-feira no céu em Londrina, o halo solar. Segundo ele, o anel se forma quando a luz do Sol se refrata (é desviada) nos minúsculos cristais de gelo das nuvens mais altas, chamadas de cirros. O círculo de luz é vermelho por dentro e azul por fora.
Para os professores
O Shopping Palladium Curitiba, em parceria com o cinema Imax, oferece até o fim deste mês uma programação especial para os professores, que poderão assistir gratuitamente ao documentário Livres por Natureza. Os interessados devem apresentar suas identificações e retirar os convites, válidos para duas pessoas. A produção narra a história de duas mulheres que lutam para resgatar e reintegrar à vida selvagem espécies de animais em perigo, como orangotangos e elefantes. O documentário integra a programação do Imax School, voltado a auxiliar crianças na aprendizagem. Ele é exibido diariamente, às 12h25. Mais informações: gerencia@imaxpalladium.com.br.
Cirque du Soleil
O Cirque du Soleil promove hoje, em Curitiba, a seleção dos candidatos a postos temporários de trabalho durante a temporada do espetáculo Corteo. As apresentações na cidade começam no dia 8 de novembro, no Expotrade. A seleção será das 9 às 17 horas, na Rua Pedro Ivo, 744, perto do Terminal do Guadalupe. Os salários giram entre R$ 898 e R$ 1,4 mil. Os interessados devem comparecer ao local com carteira de trabalho, RG e curriculum com foto. Há 150 vagas, para atendente de bar, caixa de loja, cozinheiro bilíngue, garçom e garçom bilíngue, recepcionista e recepcionista bilíngue, vendedor de loja de merchandising, estoquista e assistente de camarim bilíngue.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora