• Carregando...
 | Reprodução/Senado
| Foto: Reprodução/Senado

Réplica do "Novvs Orbis seu Descriptionis Indiae Occidentalis"? Muita gente não conhece a imagem acima. Mas esse é um dos livros mais antigos sob posse do poder público brasileiro, e agora está disponível para acesso gratuito na web, graças a uma ação do Senado. De autoria do geógrafo belga Johannes de Laet, a obra faz uma descrição geográfica e cultural da América, com especial destaque para o Brasil. Foi publicada em 1633. O item integra a seção de obras raras da Biblioteca do Senado, que pode ser acessada no endereço www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/4. Além de livros e revistas, o acervo conta com vários documentos, como o decreto que extinguiu a escravidão no Brasil, a chamada "Lei Áurea". Ao todo, são 916 obras raras digitalizadas e de livre acesso. Prato cheio para estudantes, pesquisadores e admiradores da história brasileira.

O homem que caminhava

Em 30 de dezembro de 2014, a coluna Entrelinhas publicou a história de Pedro Lopes, 54 anos. Ele passou por Curitiba, antes das festas de fim de ano, em direção a São Paulo em busca de concretizar dois sonhos: percorrer a pé os 800 quilômetros do centro de Fraiburgo (SC) até a Avenida Paulista, em São Paulo, e participar da corrida São Silvestre, em 31 de dezembro. Conseguiu! Na última sexta-feira (9), Lopes retornou à capital paranaense e contou à Gazeta do Povo que o próximo projeto é o "Vá de Bike". Em dezembro ele pretende percorrer de bicicleta a distância que separa o município catarinense do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, interior de SP. E promete passar por Curitiba novamente.

Paz no trânsito

Os 15 dias de caminhada pelas estradas representaram mais do que realizar sonhos antigos. A proposta era disseminar a Paz no Trânsito. Durante os 800 quilômetros levou uma faixa nas costas e distribuiu folhetos, sempre com o discurso sobre as estatísticas da violência no trânsito na ponta da língua. A "viagem inesquecível" também o ajudou a conhecer de perto a solidariedade das pessoas e, infelizmente, inúmeras histórias de perdas. "Com a alma leve pelo dever cumprido, agora é hora de cuidar das feridas nos pés", afirmou, sorridente o ex-trabalhador rural e atual comunicador do município conhecido como Terra da Maçã.

O mistério da morte dos gatinhos

A morte de dois filhotes de gato que habitavam o campus central da UEPG está dando o que falar em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Os animais viviam por ali e já tinham virado "xodós" de quem passava pelo local. Um dia foram encontrados mortos. Preocupada com um possível caso de crueldade animal, uma funcionária da universidade prestou queixa na 13.ª Subdivisão Policial e fez uma postagem no Facebook. A UEPG disse que vai abrir uma sindicância para apurar o caso. De qualquer forma, a instituição acredita que as mortes ocorreram de forma natural. Segundo a universidade, não havia sangue no local, e o chefe da seção de vigilância da universidade garante que não há indícios de envenenamento.

Bicudinho-do-brejo pede socorro

Descoberto há apenas 20 anos, o pássaro bicudinho-do-brejo já sofre com o fantasma da extinção. Nativa do Litoral paranaense, a ave é prejudicada pela presença de plantas invasoras em Guaratuba, o que tem dizimado a flora da região. Por consequência, o animal enfrenta dificuldades para se alimentar e sobreviver. Mas há um fio de esperança: graças à bióloga paranaense Bianca Reinert que, por acaso, foi quem descobriu e catalogou o animal, nos idos de 1995. Desde 2009, ela implantou um centro de pesquisas em uma área verde de sua propriedade, na cidade litorânea. Agora, recebeu R$ 11.639,70 por meio de um edital da Fundação Grupo Boticário, para recuperar a área afetada. Além dessa, outras dez iniciativas paranaenses receberam apoio do grupo, totalizando R$ 725 mil.

Férias nas regionais

Pais e mães curitibanos têm mais uma opção para as férias escolares. Começa hoje o Festival de Férias de Verão 2015, promovido pela prefeitura. Nas regionais, são oferecidas atividades como brinquedos infláveis, muros de escalada, jogos, dança e teatro, além da inédita oficina de golfe. A participação é gratuita. Não é preciso se inscrever, basta comparecer. As ações ocorrem ao longo da semana, em diferentes localidades do Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Fazendinha, Portão, Pinheirinho, Santa Felicidade e Centro. Mais informações: (41) 3350-3717.

Colaborou: Naiady Piva, especial para a Gazeta do Povo e Aline Peres.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]