A coluna Entrelinhas mostrou ontem que um grupo de pichadores de Curitiba divulga com orgulho no Facebook fotos das marcas deixadas por eles nos muros da cidade (foto). O fato de a pichação ser proibida por lei não intimida os infratores, que expõem os rostos em fotos e vídeos diante dos rabiscos. Após a publicação do caso pela coluna, a página eletrônica dos pichadores, que se autodenominam "Cretinos", foi retirada do ar. Ontem pela manhã, a Gazeta do Povo entrou em contato com a assessoria de imprensa da Guarda Municipal de Curitiba, responsável por coibir as pichações. O objetivo era saber se o órgão conhecia a página e se ela estava sendo monitorada. Até o fechamento desta edição, às 17h30, a Guarda não havia respondido aos questionamentos.
Assunto polêmico
Na página da Gazeta no Facebook, os leitores deixaram suas opiniões sobre a ação de quem rabisca propriedades alheias. Há avaliações das mais diversas. Para Patrick Belem, a pichação é uma manifestação que reflete a má organização das cidades, a falta de voz da periferia e o sentimento de impotência em relação ao espaço urbano. Segundo ele, sendo proibida ou não, a pichação nunca vai parar. Já na opinião de Márcio Ribeiro, a pichação nada mais é do que uma tentativa de autoafirmação, de desafiar as regras, de ganhar status na galera e demarcar território. Até a tarde de ontem, mais de 140 comentários sobre o assunto haviam sido publicados no Face da Gazeta.
Profissão Perito
A Faculdade de Tecnologia Futuro, de Curitiba, oferece neste fim de semana um curso de aperfeiçoamento em Biologia e DNA na Perícia Criminal. O objetivo das aulas é apresentar conceitos e técnicas de identificação e individualização de fluidos biológicos (sangue, sêmen, pêlos, tecidos humanos) em vítimas, vestes e nos locais de crime. O curso ocorre no próximo domingo, dia 22, na Faculdade Futuro Rua Alferes Poli, 1.136, bairro Rebouças. Inscrições: www.faculdadefuturo.com.br.
Baile da Primavera
O Clube da Melhor Idade Nissei promove hoje o Baile da Primavera, na Sociedade Morguenau. Os convites são limitados, custam R$ 15 e estão à venda nas farmácias Nissei 24 horas de Curitiba e região metropolitana. Para fazer parte do Clube da Melhor Idade Nissei, basta ter mais de 55 anos, ser aposentado ou pensionista, e ir até uma das Drogarias Nissei munido de RG, CPF, documento da Previdência Social e comprovante de residência. Mais informações: 0800-6436464.
Roma
Essa é para quem gosta de história. O Centro Europeu promove nesta sexta-feira, dia 20 de setembro, em Curitiba, palestra sobre os reflexos da civilização romana na vida moderna e sobre o quanto o turismo em Roma pode ser ainda mais revelador e empolgante quando associado ao conhecimento histórico. O evento, que começa às 19h30, será ministrado por Marcelo Osandabaraz de Castro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (41) 3322-6669. A palestra será na Rua Itupava, 1.402.
24 quadros por segundo
"Ou você morre herói, ou vive o suficiente para se tornar o vilão."
As aspas foram retiradas do filme Batman, o Cavaleiro das Trevas, de 2012.
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Projeto que eleva conta de luz em 7,5% avança no Senado e vai para o plenário
Congresso dobra aposta contra o STF e reserva R$ 60 bi para emendas em 2025
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora